A Polícia Civil e a Polícia Militar flagraram na quarta, 6, no município de Estância, 11 pessoas acusadas de tráfico de drogas, sendo que três delas são os autoras de um roubo seguido de morte contra o taxista Gilva Lessa dos Santos, 42 anos, ocorrido no dia 12 de maio.
Segundo o titular da Delegacia da PC em Cristinápolis, delegado Francisco Gerlândio, o líder do grupo, Jeferson Junio Morais de Lima, 25, e seus principais comparsas, Bruno dos Santos, e Daniel da Silva Lima Martins, 18, atacaram o taxista para tentar localizar um rival.
“À época, o Bruno avistou o Gilva transportando um traficante rival em seu táxi, como qualquer passageiro. Então ele, juntamente com Jeferson e Daniel, sequestrou a vítima e a pressionou para dizer onde o esse outro traficante residia, e como ele não sabia, foi morto”, resumiu Francisco Gerlândio.
Além de drogas e uma arma, foi encontrado com o grupo um telefone celular da vítima. Os acusados confessaram o crime e ajudaram a polícia a localizar o corpo de Gilva, que estava enterrado num terreno no município de Santa Luzia do Itanhy. A remoção do cadáver contou com apoio do Corpo de Bombeiros e do Instituto Médico Legal. O carro do taxista já havia sido localizado queimado, em 13 de maio, dia seguinte ao desaparecimento de Gilva.
Tráfico
Durante o flagrante por tráfico de drogas, a equipe da Delegacia da Polícia Civil de Cristinápolis encontrou com o grupo (em um sítio localizado em Estância) uma pistola calibre 380, mais de 100 papelotes com cocaína, cerca de 70 pedrasde crack e 60 papelotes de maconha, prontos para a venda, e outros 500 gramas de maconha em um saco.
Foram detidos no imóvel 11 pessoas, sendo nove adultos e dois adolescentes, de 15 e 17 anos de idade. Três dos adultos eram Jeferson, Bruno e Daniel, todos de São Paulo. Os dois primeiros já foram presos por tráfico de drogas no estado paulista e estavam foragidos. Eles pretendiam se estabelecer e dominar o tráfico em Estância.
Os nova adultos presos foram identificados como Bruno dos Santos, Carlos Paixão Cruz, Daniel da Silva Lima Martins, Diego Alves Porto, Jailton Paixão Cruz Santos, Jefferson Junior Morais de Lima, José Cladeilson de Oliveira Jezuíno, José Francisco Jezuíno Maria e José de Oliveira Jezuíno.
A operação contou com apoio do 6º Batalhão da Polícia Militar, enquanto as investigações tiveram suporte da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), da PC e do Setor de Entorpecentes da Delegacia Regional da PC de Estância.
SSP/SE