Em uma homenagem ilustre e inesperada, a presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), professora Aglaé Fontes, foi agraciada com o Prêmio “Ser Criativo”. A homenagem foi oferecida pela Câmara Municipal de Fafe, em Portugal, que equivale à prefeitura da cidade.
“Para mim foi uma surpresa e uma honra ser a primeira a receber este prêmio instituído pela Câmara Municipal de Fafe. Acredito que este reconhecimento seja fruto da parceria que tenho mantido, ao longo de vários anos, com atividades e eventos culturais realizados no Brasil e em Portugal”, ressalta Aglaé.
A presidente esteve em Portugal entre os dias 22 de março e 4 de abril, para participar do “II Encontro Pedagógico do Teatro para Infância e Juventude”, onde apresentou palestras e ministrou aulas. O convite também foi de iniciativa da Câmara Municipal, que arcou com as despesas de passagens e hospedagem da convidada.
No Encontro, Aglaé Fontes apresentou uma palestra sobre “Processo criativo: caminhos e descobertas” e três oficinas com o tema “Na roda da criação”. O Prêmio “Ser Criativo” foi entregue pelo vice-presidente da Câmera de Fafe, Dr. Pompeu Martins, responsável pelo setor cultural do município.
Fafe, considerada a “Cidade das Artes”, está localizada no norte de Portugal, no distrito de Braga, a 380 km de Lisboa. No mês de março, um grupo de teatro de lá, sob direção de Moncho Rodriguez, esteve em Aracaju com duas peças teatrais: “Labirinto de amor e morte” e “Enluarandas”. As peças, que estavam em turnê pelo Nordeste do Brasil, foram apresentadas no Centro Cultural de Aracaju, dentro da programação dos 160 anos da Capital sergipana.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Agência Aracaju de Notícias