O município de São Cristóvão quer andar na contramão da história e do país. Em um momento em que se discute na sociedade mecanismos de controle e de filtro àqueles que cometem crime contra a administração pública, os vereadores daquela cidade de mais de 80 mil habitantes, na Grande Aracaju, quer revogar a lei municipal da Ficha Limpa aprovada no ano passado.
A história é do arco da velha. A Lei da Ficha Limpa aprovada em 2012, em São Cristóvão, impede a contratação de fichas sujas em cargos comissionados. No entanto, neste começo de 2013, depois das eleições municipais, os vereadores estão tentando aprovar uma lei que revoga a anterior.
O Presidente da Câmara de vereadores José Evaldo (PSB), quer dar uma ré na história e no avanço. A Lei orgânica 179/2012 foi criada no mês de dezembro de 2012 exatamente para coibir a contratação de pessoas com fichas sujas para cargos em comissão do município.
Com a nova composição da Câmara eleita, existem “forças contrárias” à manutenção dessa Lei da Ficha Limpa porque têm interesses em nomeações próprias e de terceiros.
De tanto pressionar, essas “forças contrárias” conseguiram elaborar um projeto de emenda à lei orgânica que modifica o texto do art. 2º, inciso I da lei aprovada e que veda a nomeação para cargos em comissão.
A emenda que revoga a lei da ficha limpa ainda não foi votada, mas, provavelmente, será na semana que vem em regime de urgência.
O que era um avanço no município de São Cristóvão passou a ser uma vergonha, um mico.
Relação dos Vereadores que querem revogar a Lei: José Evaldo, Gilson Eletricista, Jorge Lisboa, Michael Almeida, Diego Prado, Dadá, Gedalva Umbaubá e Toni da Academia.
Relação dos Vereadores que querem a manutenção da Lei: Paulo Júnior, Wanderlan Correia, Cláudio Chagas, Geverton da Saúde , Irmão Gibson e Morgan Prado.
Se derrubada a Lei da Ficha Limpa, o ex-prefeito Armando Batalha PSB, considerado “Ficha Suja” pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), poderá ganhar uma vaga de secretário de Assuntos Parlamentares ou de Governo da gestão de sua esposa Rivanda Batalha.
Redação SE Notícias / Esmael