Prefeitos e prefeitas, vereadores e secretários dos 75 Municípios de Sergipe devem se mobilizar para protestar no dia 28 de outubro. As reinvidicações que acompanham a pauta municipalista levantada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), são para pedir a rápida aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta em 2% o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Siga o SE Notícias no Twitter e curta no Facebook
Além disso, os prefeitos pedem que o governo não onere mais os Municípios com desonerações do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e faça uma análise do reajuste do piso dos professores. De acordo com levantamento da CNM, o piso do magistério poderá ter um reajuste de 19,2% de 2013 para 2014.
O presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), Antonio Fernandes Rodrigues Santos, reforça o pedido para que todos os prefeitos do Estado participem da mobilização e ressalta que a orientação para os gestores é de fechar as portas. “Estamos orientando que os prefeitos fechem as portas da prefeitura e atendam somente serviços essenciais, para mostrar ao governo a gravidade do problema”, conta.
“Queremos chamar a atenção de toda a sociedade para o problema, pois estamos com dificuldade de pagar a folha de pagamento e o décimo terceiro agora em dezembro ainda mais com o reajuste do piso. Por isso vamos fechar as prefeituras”, adianta.
O presidente garantiu que a Associação dos Municípios da Região Centro Sul de Sergipe (Amurces) e a Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e do Vale do Japaratuba (Ambarco) também estão empenhados na mobilização e convocarão seus prefeitos. “Estamos esperando que todos os prefeitos participem “, antecipa. A maior preocupação dos gestores, explica o prefeito, é fechar as contas. Os dirigentes também convidaram os parlamentares das bancadas do Estado para participar do evento.
Agência CNM