No final da manhã de ontem, 13, o secretário de Estado do Turismo, Saulo Eloy, juntamente com o secretário municipal de Turismo de Canindé de São Francisco, Kaká Andrade, e equipes técnicas das duas secretarias estiveram reunidos com os comerciantes da nova Orlinha do São Francisco, que foi recentemente construída pelo governo de Sergipe. O local tem recebido centenas de visitantes desde que começou a funcionar, transformando-se num dos principais atrativos turísticos da região.
O objetivo da reunião, segundo Kaká Andrade, foi iniciar um trabalho de conscientização junto aos comerciantes sobre a importância deles se organizarem, seja através de uma associação ou condomínio. “Queremos que esse local seja melhor do que já é, mas para isso precisa de organização, com definição clara de regras que precisam ser cumpridas. O maior fiscalizador são os próprios donos dos quiosques, pois se a Orla não tiver organização, limpeza e não se tornar um local atrativo, quem perde são eles mesmos. O que pretendemos é ajudá-los a melhorar cada vez mais essa bela estrutura que tem tudo para ser um dos maiores pontos turísticos do sertão de Sergipe e Alagoas”, frisou Kaká.
Para Saulo Eloy, não é possível alcançar os avanços necessários se não for através da organização dos comerciantes. “Vamos discutir de forma organizada o que ainda precisa ser melhorado, porque temos algumas reclamações quanto ao calor e os acessos, como também ver como conseguimos novos investimentos, a exemplo da padronização de mesas e cadeiras e aquisição de novos utensílios”, disse.
O secretário afirmou que já teve um contato com o Banese para a possibilidade da criação de uma linha de crédito diferenciada, com juros baixos e carência, para que os comerciantes possam financiar a compra de materiais. “Além disso, a partir de fevereiro, vamos iniciar aqui em Canindé, cursos rápidos de qualificação de mão-de-obra voltada para o setor turístico, em parceria com o Sebrae/Senai e a prefeitura”, avisou.
Ficou definido, junto com os comerciantes, uma nova reunião para a próxima quinta-feira, 19, às 14h, quando será deliberado o início da criação de uma organização que represente todos os comerciantes. Eles também terão espaço para apresentar sugestões de melhorias para a Orlinha, que conta com 14 quiosques, 1 restaurante, parque infantil, campo de futebol e estacionamento.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
DECOM/PCSS