Mantendo a tradição da Semana Santa no município, a Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, distante 30 km da capital sergipana, distribuiu mais de 14 mil quilos de peixe, além de arroz e milhares de litros de leite de cocos à população carente, nesta quarta e quinta-feira. O Programa Peixe na Mesa, que é coordenado pela Secretaria de Assistência Social, beneficiou este ano mais de 10 mil famílias itaporanguenses.
A entrega começou logo cedo no Ginásio de Esportes, localizado no Centro da cidade. Caminhões frigoríficos entregaram a encomenda de milhares de peixes do tipo corvina, adquiridos com recursos próprios da Prefeitura.
Cada família recebeu um kit com pescado, coco e arroz para a refeição na Semana Santa. É o caso de dona Maria de Lourdes, moradora do Bairro da Estação, que chegou cedo para receber o kit. Ela destacou a importância da distribuição do alimento.
“Eu cheguei cedo aqui, por volta das 6h30. Eu queria garantir meu kit. É muito bom a gente ter uma gestão que se lembra dos pobres, tanto na Semana Santa como em qualquer época. Deus abençoe a prefeita Gracinha por tudo que ela vem fazendo para os pobres de Itaporanga”, disse emocionada.
A distribuição do kit alimentação foi feita entre as famílias cadastradas em programas sociais que têm vinculação com a Prefeitura, como explica a secretária de Assistência Social, Elma Amorim.
“Todas as famílias contempladas são pessoas carentes que realmente precisam dessa ajuda da prefeitura e que fazem parte dos programas sociais que a prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, desenvolve. Nós distribuímos 2.500 fichas para a população da cidade e cerca de 12 mil fichas para os povoados”, enfatiza Elma Amorim.
A prefeita Maria das Graças (Gracinha-PSDB) acompanhou pessoalmente a entregue do kit alimentação, tanto na cidade como nos povoados. Ela destacou o sentimento de felicidade de cada família.
“Observando a satisfação e o sorriso esbanjado no rosto de cada pessoa nos faz acreditar que todo esse esforço valeu a pena. Nada paga um sorriso de felicidade como este. São pessoas carentes, muitas só terão peixe para comer com suas famílias graças a este nosso projeto. Em resumo, é muito gratificante todo este nosso trabalho”, disse a prefeita Gracinha, que coordenou toda a distribuição ao lado da secretária Elma Amorim.
Na quarta-feira a distribuição de peixe começou por volta das 5h30 e terminou por volta das 22h30. Já nesta quinta-feira a equipe deu início à distribuição por volta das 6h, com término previsto para as 22h30.
Relação de povoados que foram contemplados com a distribuição de peixe
Além do Centro da cidade, foram contemplados nesta quarta-feira os povoados: No Cego, Salvadorzinho, Campos, Várzea Verde, Tapera, Telha, Chan, Xinduba I e II, Araticum, Duro I e II, Taboca.
Já nesta quinta-feira, estão sendo contemplados os povoados: Ipanema, Mata do Ipanema, Oito de Março, Ladeira, Serra do Ipanema, Rio Fundo, São José, Cachoeira, Ponto São Feliz, Rio Fundo do Arame, Minante, Tijupeba II, Nova Descoberta, Tijupeba I, Água Boa, Várzea Grande, Costa, Ilha Men de Sá, Assentamentos Dorcelina Folador, Paruí, Calumby, Caueira, Pariporé e Rio Fundo do Abaís.
Salário
Em virtude do feriado da Semana Santa, a Prefeitura de Itaporanga, por determinação da prefeita Gracinha, antecipou para a quarta-feira (27) o pagamento do salário dos servidores efetivos e comissionados, normalmente pago no dia 30 de cada mês.
O pagamento neste período também representa um impacto positivo na economia local, com os servidores municipais fazendo suas compras na véspera das comemorações da Semana Santa.
Da Ascom/Itaporanga