Estão abertas as inscrições do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) em Nossa Senhora do Socorro. São 400 novas vagas para que jovens de 18 a 29 anos possam concluir o ensino fundamental e também participar de uma qualificação profissional. Com 300 alunos participando do programa, Socorro teve o número de vagas ampliado pelo Ministério da Educação por conta do desenvolvimento econômico e populacional do município.
“O Projovem Adolescente vem incluir os jovens que abandonaram, por algum motivo, a escola e agora poderão voltar os estudos e, o mais importante, se qualificar, podendo ser incluso no mercado de trabalho. Agora mais novos 400 jovens poderão ingressar no programa e isso é muito importante para nosso município. Com isso, Socorro passa a ter um total de 700 participantes do Projovem Urbano”, destacou o secretário da Educação Wellington Mangueira.
Para se inscrever, o interessado deve se dirigir às escolas municipais Elisa Teles, no loteamento Piabeta, e Manoel de Jesus, no Parque dos Faróis. No ato da inscrição, é necessário apresentar cópias do CPF, RG, comprovante de residência e declaração ou histórico escolar da última unidade de ensino.
Os alunos inscritos poderão concluir o ensino fundamental em 18 meses, receber um auxílio mensal de R$100 e ainda se qualificar na área de Telemática como operador de microcomputador, Helpdesk, Telemarketing (vendas), Assistente de Vendas (informática e celulares), aulas de informática e participação cidadã. As aulas terão início dia 06 de agosto.
Segundo a coordenadora do programa em Socorro, Andreza Matos, os jovens que tenham filhos e não tiverem onde deixa-los poderão levá-los à escola, onde será disponibilizada uma equipe que auxiliará nos cuidados com as crianças. “Nossa intenção é que eles concluam seus estudos. Como muitos têm filhos e não têm onde deixar, resolvemos criar um espaço para que os filhos possam ficar e os pais estudem e tenham qualificação profissional”, informou.
Prefeitura dá início à pavimentação do loteamento São Vicente
O loteamento São Vicente, localizado na sede do município de Nossa Senhora do Socorro, recebe pela primeira vez obras de benfeitorias definitivas. O conjunto habitacional possui aproximadamente 17 anos de fundação e terá sete vias totalmente pavimentadas. Desde o início desta semana, operários da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) trabalham na preparação das ruas e na aplicação do meio fio na localidade, o que transformará a vida dos moradores.
O primeiro logradouro a ser beneficiado com ação foi a rua João de Matos que, devido a sua inclinação e barro, se tornava o principal adversário dos veículos que transitavam pela região no período chuvoso. Durante a estiagem, a poeira gerava outro grande incômodo já que o vento levava areia pra dentro das casas, dificultando a manutenção da limpeza das residências.
O começo da obra está sendo muito comemorado pelos beneficiados, a exemplo do aposentado José Juvenal Filho, que há dez anos sofria com a lama e a poeira. “Não tenho como agradecer porque bom é pouco, aqui vai ficar ótimo. Quem não gostar de uma obra como está, só pode ser uma pessoa que deve ter algum problema psicológico, porque o benefício trará melhorias para todos”, frisou.
Demonstrando a satisfação em ver a rua com a obra de calçamento iniciada, o motorista Alberto Moreira elogiou a iniciativa. “Praticamente minha família inteira mora aqui nesta rua, a exemplo de mãe, irmãs e tia. Só de pensar que os carros poderão subir e descer a via sem se preocupar como está o terreno já é um grande avanço”, informou o morador.
Loteamento São Vicente
Toda a obra de calçamento do loteamento São Vicente está sendo realizada pela equipe de trabalhadores da Semosp que irá executar os serviços durante cerca 60 dias. As vias contempladas são: São Benedito, João de Matos, Enock Santiago, Gabriel Anchieta, São Vicente, Francina B. de Oliveira e travessa São Benedito.
Duas travessas na comunidade Tabocas recebem pavimentação em paralelepípedo
Diversas ruas do município de Nossa Senhora do Socorro têm sido calçadas com paralelepípedo, promovendo a qualidade de vida para a população. Um exemplo disto é o que está acontecendo na comunidade Tabocas, onde duas travessas estão sendo pavimentadas e outra está tendo todo o calçamento recuperado pela equipe de manutenção da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).
Na localidade, a colocação de meio fio e o nivelamento da via foi iniciado na travessa Alfredo Gomes Oliveira, rua que possui cerca de 60 metros de extensão. Depois, a pavimentação segue para a travessa Edeuvira Marques Paixão, conhecida na região por Tia Ninha. Em paralelo, os operários da Semosp estão recuperando o calçamento na travessa José Antílio dos Santos, conhecida como Sr. Antílio, onde as fortes chuvas deterioraram a localidade.
A dona de casa Valéria Santos Araújo da Paixão afirmou que o início do calçamento vai mudar de vez a sua rotina. “Estou vendo que a Prefeitura de Socorro está trabalhando e fazendo as obras sem olhar a quem, porque aqui nunca pensei que seria calçado. Agora minha vida vai melhorar e meus filhos poderão brincar tranquilos”, disse.
Outro morador beneficiado pela obra é o aposentado José Pereira da Silva Araújo que elogiou a obra. “Com o calçamento destas duas travessas a rua principal não vai mais encher de lama quando chove. Outro benefício será que as travessas não serão mais danificadas pelas águas da chuva que cavavam a rua quando escorria”, finalizou.
Mais calçamento
Com aproximadamente 50 mil metros quadrados em calçamento somente em 2012, o município de Nossa Senhora do Socorro prova que é uma das cidades que mais cresce Nordeste. Atualmente foram pavimentadas e estão com o calçamento iniciado diversas ruas nas comunidades Santo Inácio, Parque São José, Santa Cecília, Piabeta, Jardim, São Brás, Tabocas, Sede, Estiva e Siri III.
Socorrense e Sergipe empatam com o placar 3×3 no Batistão
Uma noite de muitas emoções marcou a última partida da Associação Desportiva Socorrense no primeiro turno da Copa Governador de Sergipe. O jogo contra o Clube Sportivo Sergipe aconteceu na noite da terça, 24, estádio Lourival Batista, em Aracaju, e resultou em empate, com três gols para cada lado. O próximo jogo do Siri será contra o River Plate no sábado, 28, em Carmópolis, pela primeira rodada do segundo turno da competição.
A partida no Batistão teve início às 20h30. Logo aos oito minutos, a Socorrense marcou um gol com Denilson. O Sergipe tentou reagir, mas não encontrou muitas chances de finalização. O primeiro tempo acabou com a vantagem de um gol para a Socorrense.
O segundo tempo do jogo foi complicado, com dois jogadores – um de cada time – expulsos. O Socorrense se mostrou mais ofensivo e os jogadores apresentaram muita garra. O Sergipe reagiu logo no início, empatando. A virada do Colorado ocorreu com um gol de David, de pênalti, que foi questionado pelos torcedores socorrenses.
Mas a equipe de Socorro deu uma resposta rápida e Capela fez um gol aos 43 minutos. No tempo adicional, David fez mais um pelo Sergipe, mas Victor, do Siri, não deixou por menos e empatou, finalizando a partida em 3×3.
Para o presidente da Socorrense, Dalmo Prata, a equipe está confiante em fazer uma boa campanha no segundo turno da Copa Governador de Sergipe. “Na primeira fase, começamos bem, dentro do planejado, com duas vitórias. Entretanto, logo depois tivemos a lesão de dois atletas e a derrota para o Confiança logo aos cinco minutos do primeiro tempo”, lembrou. Dalmo aponta o jogo de terça como um treino, em que foram testados atletas que não tiveram oportunidade em outras partidas.