O ano já vai começar com alegria, agitação e muita dança no Centro Histórico da Cidade Mãe de Sergipe. Encerrando um intervalo de 21 anos entre edições, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur) e em parceria com o Governo de Sergipe, retomará o Projeto Cidade Seresta em 2025. No dia 03 de janeiro, a praça São Francisco receberá atrações de dentro e fora do estado para animar o público de todo estado.
A atração nacional da noite será Zezo Potiguar, cantor nascido no Rio Grande do Norte que consagrou sucessos como “Leviana”, “Diga pra mim” e “Afogado no álcool” em seus mais de 30 anos de carreira. Antes dele se apresentam o cantor sergipano Leonne, o Nobre, que tem se destacado na cena nordestina do arrocha performando canções como “100% Ainda Não Tô” e “Solteiro Forçado”, além da Banda Natura, atração sancristovense que marcará os traços de regionalidade que o evento visa fortalecer.
Na década de 1990 e no início dos anos 2000, os eventos de seresta em São Cristóvão levaram o município a ser chamado de “Cidade da Seresta”, sendo realizados pelo Governo do Estado em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit). Com a retomada feita pela prefeitura, o projeto, que não acontece desde 2003, será realizado trimestralmente, com planos de ter sua periodicidade expandida.
Segundo a presidenta da Fumctur, Paola Santana, o resgate de projetos culturais adormecidos na cidade foi um plano constantemente executado pela atual gestão, que já pleiteava o retorno das serestas. Com o início da nova gestão, foi possível viabilizar o projeto Cidade Seresta, por meio de emenda parlamentar provindas do deputado federal Fábio Reis, direcionadas à Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e repassadas para São Cristóvão, oportunizando a reconstrução da iniciativa.
“A nova formatação trouxe alguns ajustes baseados em pesquisas e diálogos com participantes das edições anteriores. Uma das mudanças foi retirar o cortejo tradicional, já que ele apresentava desafios para os idosos, principais participantes e público do projeto, devido à locomoção pelas ruas irregulares da cidade. A seresta agora se concentrará em apresentações no palco, com uma banda abrindo o evento e executando repertórios clássicos de seresta e forró, incluindo sucessos nacionais e sergipanos”, explicou a gestora.
Com o retorno no dia 03 de janeiro, em caráter experimental, será possível avaliar a receptividade do público e ajustar o formato para edições futuras. Dessa maneira, o projeto será revitalizado, priorizando a preservação de sua essência e garantindo acessibilidade e qualidade nas apresentações.
Confira a programação completa:
03 de janeiro
Local: Praça São Francisco
20h – Banda Natura
21h – Leonne, o Nobre
23h – Zezo Potiguar
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Com informações da ascom/PMSC