A Prefeitura de São Cristóvão, na Grande Aracaju, publicou nesta segunda-feira (28), no Diário Oficial, a mudança de funções e denominações de secretarias, assim como a troca de responsáveis pelas pastas. Ao Portal SE Notícias, o prefeito Marcos Santana afirmou que, apesar das alterações, nenhum cargo público foi criado.
Segundo o chefe do Executivo, as mudanças foram feitas a partir das vagas existentes na prefeitura. “Reformulamos em cima do que já existia, a partir da necessidade que a máquina administrativa tem de ser mais ágil e, neste momento, de executar e entregar projetos”.
Entre as principais mudanças em funções das pastas, o prefeito destacou a Secretaria Municipal de Defesa Social, que vai gerir a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), a Defesa Civil e a Guarda Civil. Para ocupar o cargo foi nomeado Edmilson Brito que até então responde pela pasta do Meio Ambiente.
O prefeito Marcos Santana falou do papel importante que Edmilson assume neste momento. “Ele tem a função de coordenar toda a estrutura de defesa do município que a partir de agora não trata apenas da defesa civil e do trânsito. Ele vai ser responsável por estruturar a nova guarda civil do município, cujo concurso para formação de quadro de servidores está em período de inscrição e as provas serão realizadas em maio próximo”, explicou o prefeito.
Edmilson Brito é advogado, jornalista e radialista. Natural de Nossa Senhora das Dores, vive no município de São Cristóvão desde 1988 tendo assumido vários cargos públicos como o de secretário municipal de saúde, atualmente respondia pela secretaria de meio ambiente (SEMMA). Trabalhou ainda na FUNCAP – Fundação de Cultura e Arte Aperipê, na Casa Civil do Governo de Sergipe.
Para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) foi nomeada a arquiteta e urbanista Janine Menezes de Oliveira. Em seu discurso de posse, ela agradeceu ao prefeito Marcos Santana pelo convite para integrar a gestão e falou sobre o importante papel que desempenhará em prol das questões ambientais na Cidade Mãe de Sergipe.
“Decidi aceitar essa missão para agregar e contribuir com o que já vem sendo realizado no município de São Cristóvão, com consciência e responsabilidade ambiental. Tenho experiência em gestão ambiental, no órgão ambiental estadual e com a área de licenciamento e com essa experiência espero contribuir para as melhorias no município”, declarou a nova secretária.
Currículo
Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Tiradentes em 2002, Janine Menezes é pós-graduada em Gestão Ambiental pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe em 2006.
Iniciou sua experiência de 19 anos na área ambiental em 2004, no recém-criado setor de Atendimento Ambiental da Administração Estadual de Meio Ambiente – Adema. Foi analista e fiscal ambiental por oito anos. Em 2015 assumiu a Gerência de Licenciamento Ambiental, onde estava baixa por quatro anos. Desde 2019, era integrante da equipe de analistas da Gerência de Avaliação de Impactos Ambientais.
Para a Agência Municipal de regulação dos Serviços Públicos (AMRESC) foi nomeado o vereador licenciado José Augustinho Santos, que antes respondia pela Secretaria Municipal de Relações Institucionais. Para essa pasta foi nomeado o vereador licenciado Fernando da Saúde.