A Prefeitura de São Cristóvão, por meio de um convênio com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e com a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), vem realizando castrações de cães e gatos duas vezes na semana no Hospital Veterinário Universitário da UFS (HUV). No total, 260 procedimentos foram concluídos.
A estimativa do projeto Castrapet é castrar 500 pets, incluindo cães e gatos, tanto no Hospital Universitário Veterinário quanto na unidade móvel, o Castramóvel. Até o dia 4 de outubro, já foram realizadas 260 castrações, sendo 19 machos e 68 fêmeas entre os cães, e 68 machos e 105 fêmeas entre os gatos.
De acordo com Érica Barbozza, coordenadora do projeto Castrapet, o credenciamento para os atendimentos continua aberto. “As ações no Hospital Veterinário da UFS continuam, acontece, geralmente, duas vezes na semana para aqueles que possuem agendamento prévio”.
A coordenadora compartilha a importância de atender as duas regiões de São Cristóvão. “Os atendimentos na UFS irão pausar somente nos dias que a equipe estiver atendendo no Castramóvel, aqui no Centro Histórico da cidade, a previsão é que isso aconteça a partir do próximo dia 23”.
Maria José, cuidadora de crianças e protetora de animais, foi uma das contempladas no município. Ela afirma que a iniciativa é de extrema importância, especialmente para tutores que não possuem condições financeiras para realizar esse procedimento. “A castração é um cuidado muito importante com os animais, e essa ação promovida pela Prefeitura é essencial. Com certeza está ajudando muitos tutores que não têm condições de arcar com esses cuidados para seus pets. O mais interessante é que, além da cirurgia, a equipe médica oferece exames e consultas, orientando-nos sobre a medicação para nossos bichos. Estou satisfeita e feliz”, disse.
Maria José, protetora de animais
O cadastramento segue disponível para tutores e protetores animais, através dos formulários digitais que estão disponíveis no site da Prefeitura de São Cristóvão. Os formulários abrangem os cães e gatos da população em geral, e um cadastro específico destinado a protetores independentes/ONGs.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Fonte: ascom/PMSC