Dando continuidade às ações de Assistência Técnica para Habitações de Interesse Social (ATHIS) na cidade de São Cristóvão, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SE), assinou, na manhã desta sexta-feira, 03 de março, um termo de cooperação com a prefeitura do município. O acordo prevê reformas para melhorias habitacionais da comunidade Portelinha.
O termo de cooperação é uma das etapas das ações realizadas no último mês na cidade histórica. De 04 a 07 de fevereiro, o CAU/SE, a ONG Soluções Urbanas e a prefeitura realizaram levantamentos na comunidade Portelinha, que abriram suas casas para o grupo de participantes da ação, para que os(as) profissionais pudessem entender quais as maiores necessidades, individuais e coletivas, das famílias da localidade.
De acordo com a presidente do CAU/SE, Heloisa Diniz, o termo de cooperação sedimenta a parceria entre as três entidades para a construção desse ‘piloto’ de política publica. “A lei de ATHIS está vigente desde 2008 no país, mas ainda poucas ações saíram do papel Brasil afora. Temos enquanto sociedade e entidade de classe um compromisso em fomentar esse tipo de ação. E, com muita felicidade, tivemos convergências com os ideais da Prefeitura de São Cristóvão, que abraçou a proposta. Soma-se a isso o engajamento de profissionais que estão participando da ação e as famílias do Portelinha que nos acolheram.
Já para o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, é um privilégio o CAU/SE ter procurado a gestão e proposto a parceria. “São Cristóvão ainda é uma cidade que apresenta vulnerabilidades e quando uma instituição como o CAU se interessa em propor parcerias como essa, ficamos bem esperançosos. O principal objetivo é atender à população e o papel de quem está coordenando o processo é torná-lo o mais fácil e célere possível@, pontuou.
Das três etapas da ação, duas já foram finalizadas. São elas: formação de profissionais e o diagnóstico das moradias. Ainda resta o projeto e a execução das reformas das moradias.
Na oportunidade também foi assinado um Protocolo de Intenções entre o CAU/SE e a Prefeitura de São Cristóvão. Neste protocolo, a prefeitura garante a continuidade das etapas subsequentes da ação na Comunidade Portelinha, desencadeando o desenvolvimento de projetos e assumindo o compromisso de executar as reformas provenientes desses projetos.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Da Assessoria de Imprensa