A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) disponibilizou um cadastro para pessoas interessadas no serviço de castração animal para cães e gatos. O objetivo da iniciativa é promover o controle populacional desses animais através da esterilização cirúrgica, mediante Termo de Convênio firmado entre a gestão municipal, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese).
Com início em 2024, a esterilização gratuita será disponibilizada para os animais em situação de abandono, animais comunitários e pertencentes a famílias de baixa renda devidamente comprovada. A castração cirúrgica dos animais poderá ser realizada no Veículo Castramóvel ou no Hospital Veterinário da UFS.
Para a execução do projeto, um cadastro está disponível, para caracterizar a população animal no município, mapear as localidades e quantificar a demanda. Os interessados em realizar a castração nos seus pets devem preencher os formulários online para cães e gatos.
A secretária de Meio Ambiente do município, Janine Oliveira explica que além da castração um esforço será feito para oferecer auxílio pós-operatório. Além disso, um cadastro para pessoas eorganizações não governamentais (ONGS)que cuidam de animais no município está disponível.
“Visando criar uma rede de apoio para garantir os cuidados pós-operatórios necessários aos animais em situação de abandono e animais comunitários, além de parcerias em campanhas de adoção desses animais, lançamos também o cadastro dos protetores independentes e das organizações não governamentais com sede no município de São Cristóvão. Essas pessoas e instituições também terão prioridade no atendimento às demandas de castração”.
O cadastro para cães, gatos e ONGS está disponível no site da Prefeitura de São Cristóvão.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: PMSC