A cidade de São Cristóvão, recebeu, nesta segunda-feira (7), mais três profissionais do programa ‘Mais Médicos’, do Governo Federal. Já são 4 atualmente na cidade. A contratação dos novos médicos foi autorizada pelo prefeito Marcos Santana para reforçar o atendimento na Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), do município.
Os profissionais foram recepcionados por equipes da Secretaria Municipal de Saúde e distribuídos para as unidades da Várzea Grande (José Macário de Santana), Rosa Maria (Unidade de Saúde da Família Mariano Nascimento) e na sede do município (Unidade Jairo Teixeira de Jesus).
Na Unidade de Saúde da Família Mariano Nascimento, no Rosa Maria, a comunidade já começou a notar as mudanças no atendimento. De acordo com a diretora da Unidade, Rosângela Lima Silva, a média de consultas era de 14 por semana porque o espaço dispunha de somente um médico. Com a chegada do novo médico, que atenderá todos os dias da semana, a capacidade de atendimento mais que triplicará.
“Acredito que a população ficará muito satisfeita com a chegada desse médico. Teremos acompanhamento de gestante, hipertenso e diabético, além das visitas em domicílio. Só hoje de manhã, o novo médico já fez visitas a pacientes e tem 15 agendados, teremos um bom fluxo de consultas”, disse.
Gilson Rodrigues foi um dos pacientes atendidos pelo profissional recém-chegado. “Sabia que o médico chegava hoje e vim logo. Achei a consulta atenciosa e proveitosa. Estávamos precisando desse serviço”.
A aposentada Maria do Carmo relembra a dificuldade para marcação de consultas na Unidade. “Era o maior sacrifício para conseguir uma ficha. Ainda bem que chegou outro médico. Temos esperança que melhore”.
Formado na Bolívia, Sérgio Melo Júnior é natural do Pará e escolheu São Cristóvão por estar localizada em região metropolitana. Ele conta que a dificuldade inicial se dá por conta do número de pacientes sem acompanhamento.
“Desde o início eu visava São Cristóvão por ser um lugar metropolitano, que realmente é necessitado, mas tem a vantagem de ser próximo da capital, o acesso a especialistas para poder dar assistência ou encaminhamento ao SUS. A receptividade da secretaria foi tranquila. O mais importante é uma boa recepção humana, a preocupação com a comunidade, com a saúde, com o tratamento que o médico vai dar. A gente já vem com isso no pensamento, não só porque o treinamento que temos no sistema federal é em cima disso, mas todo o curso de medicina é voltado para um tratamento humano. Estamos aqui para realizar o mais importante para o paciente. Como o posto está a mais de um ano sem médico, muitos pacientes que estão com ficha em branco, e temos que iniciar novamente novos rastreios”, explicou.
Diretora de Atenção à Saúde, Adilene Passos Lima informou que atualmente São Cristóvão conta com dez profissionais do Mais Médicos e que o município irá se credenciar, em junho, para ampliar a participação no programa federal.
“Esse programa é de fundamental importância para o fortalecimento da rede uma vez que trará maior agilidade na oferta dos serviços de saúde no município. Esses profissionais irão atender a demanda já existente nas unidades Jairo Teixeira de Jesus, Mariano Nascimento e José Augusto Barreto , abrangendo regiões como o conjunto Arnaldo Ramos de Moura e adjacências; Rosa Maria, povoados Cabrita, Camboatá, Várzea Grande e Umbaubá. A distribuição dos profissionais tem como critério o atendimento das áreas descobertas e com maior número de pessoas sem acesso a serviços e ações de saúde. Vamos nos credenciar em junho para continuar ampliando nossa rede de serviços”.
Eraldo Costa Cavalcanti é natural de Alagoas e também se graduou na Bolívia. Ele irá atuar terças e quintas na Várzea Grande e segundas e quartas no povoado Cabrita. “Nossa Expectativa é suprir as demandas da população. O que não faremos é deixar de atender. Como todo interior, vamos trabalhar a parte de ginecologia, pediatria, doenças tropicais, casos de tuberculose que estão controlados”.
Elisangela do Nascimento Oliveira irá atuar no Jairo Teixeira de Jesus. Também graduada na Bolívia, ela conta está em fase de adaptação. “Gostei da receptividade da equipe e da comunidade do Jairo. Estou me adaptando ao sistema do SUS”.
Conforme as diretrizes do programa Mais Médicos, os profissionais vão realizar exclusivamente atendimentos na atenção básica de saúde como clínico geral ou médico generalista. A carga horária será de 32 horas semanais de atendimento nos postos médicos e oito horas semanais de pós-graduação à distância.
Lembrando que desde o início de janeiro, doutor Hugo Leonardo já atente na Unidade de Saúde da Família Maria de Lourdes Cruz, no povoado Rita Cacête e na Colônia Miranda.
Veja as comunidades sancristoveses que vão receber os profissionais:
Rita Cacête
Várzea Grande
Rosa Maria
Cidade Baixa (sede do município)
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Com informações da Ascom/PMSC