No fim do mês de janeiro, duas suspeitas de dengue hemorrágica em Laranjeiras deixou a população e gestão municipal em alerta sobre a Dengue no município. Mesmo com o diagnóstico das suspeitas sendo negativo, a Prefeitura de Laranjeiras não deixará o combate de lado.
No verão, o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, atua com maior frequência e intensidade. As temperaturas elevadas, aliada ao nível de chuvas maior e à água parada, são uma combinação perfeita para o aumento da proliferação do mosquito da dengue. Os ovos podem permanecer grudados nos recipientes por 450 dias. Nos seres humanos, a permanência do vírus incubado pode durar de três a quinze dias.
Na próxima segunda-feira, 06 de fevereiro, a Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria de Saúde e em parceria com a “Brigada contra a Dengue” do Estado, estará nas ruas da cidade para intensificar o combate ao Aedes, conscientizando e visitando as famílias em suas casas, ao lado dos agentes de endemias municipais. O carro fumacê também passará pelas ruas durante o dia.
Abra as portas da sua casa
A Secretaria Municipal de Saúde pede encarecidamente aos munícipes que abram as portas de suas casas para receber os agentes de endemias. O vínculo do agente comunitário com as famílias facilita as ações e fortalece a mobilização da população. Por isso, sua participação no combate aos criadouros e na orientação sobre os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito é de extrema importância. Quaisquer dúvidas sobre como se proteger da doença dentro de casa podem ser esclarecidas pelo agente.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Da Assessoria de Comunicação