A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Planejamento, realiza nesta terça-feira (28), das 07h às 17h30, no Auditório Municipal, localizado à Avenida José Conde Sobral, no Centro de Itaporanga, a 1ª Conferência das Cidades, que tem como tema: “Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já!”. A etapa municipal construirá propostas para subsidiar as discussões da 5ª Conferência Estadual e Nacional das Cidades.
A Conferência vai abordar temas de interesse social como a construção da política de desenvolvimento urbano nos seus diferentes âmbitos; indicação das prioridades de atuação ao Ministério das Cidades e aos órgãos competentes do Estado ligados ao desenvolvimento urbano e rural; consolidação da gestão democrática municipal, além da eleição dos delegados municipais para a 5ª Conferência Estadual das Cidades.
A prefeita Maria das Graças (Gracinha-PSDB), que abrirá o encontro, ressalta a importância da Conferência das Cidades, que deverá reunir gestores públicos, movimentos sociais e populares, entidades sindicais, empresários, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, entre outros.
“Entendo que não há como desenvolver uma cidade sem o seu devido planejamento, sem a estruturação necessária e sem a participação popular. E essa conferência tem esse objetivo: andar para frente, planejar o nosso crescimento. Não adianta a gente pensar no avançar de Itaporanga de forma isolada, temos que pensar a habitação, o saneamento e a mobilidade urbana como se fosse uma política única. Não tenho a menor dúvida que nesta conferência vamos dar um grande passo, até porque precisamos crescer de forma sustentável”, destacou Gracinha.
Para a secretária municipal de Planejamento, Urânia Sobral, o ato de projetar é de suma importância para o desenvolvimento sustentável da cidade.
“No mundo moderno em que vivemos o planejar é de suma importância. As pessoas podem até não enxergar, mas é importantíssimo, sobretudo para o futuro da nossa cidade, para as novas gerações. Não adianta o gestor fazer as coisas de qualquer maneira, sem um planejamento, porque isso acaba dando muito trabalho no futuro. É por isso que é muito importante que todos participem dessa conferência. É nela que vamos discutir o planejamento de nossa cidade”, observou a secretária especial de Planejamento.
A Conferência das Cidades foi criada pelo Ministério das Cidades e tem por objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes nas cidades brasileiras; propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de sexo, idade, raça e etnia, para a formulação de proposições e realização de avaliações sobre as formas de execução da Política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e suas áreas estratégicas.
Confira a programação completa da 5ª Conferência das Cidades, a ser realizada em Itaporanga D’Ajuda.
Programação
07h: Credenciamento
08h: Abertura no Auditório Municipal
– Composição de Mesa de Abertura
– Hino Nacional
08h30: Leitura do Regimento Interno
09h30: Palestra Tema
10h30: Grupos de Trabalhos – Centro Cultural
12h: Almoço
13h30: Apresentação Cultural
14h30: Continuação dos Grupos de Trabalho
15h30: Exposição e definição das Prioridades Municipal
– Plenária
16h: Eleição dos Delegados
17h30: Encerramento
Da T.Dantas Comunicação.