A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na tarde desta quarta-feira (17), no Auditório Municipal, a 5ª Conferência Municipal de Assistência Social.
A Conferência Municipal de Assistência Social teve por objetivo analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.
Com o tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS”, a Conferência abordou seis grupos temáticos: Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social; Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação; Gestão do Trabalho, Gestão dos Serviços, Programas e Projetos; Gestão dos Benefícios do SUAS, e Regionalização.
A médica Elma Amorim, que apoiou e participou da organização da Conferência, destacou a importância da temática.
“Na minha análise posso dizer que a Conferência é uma grande ferramenta de gestão. E o tema abordado este ano nos permite avaliar o que foi feito e discutir o orçamento para essa área. Não tenho a menor dúvida que o assunto nos traz um grande desafio, mas fomentar o assunto é primordial para desenvolvermos uma gestão assertiva. E este é o propósito de todos nós, é o propósito dessa gestão”, observa a clínica geral.
Na opinião da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Daniella Hora, esse é um momento de reflexão e de implementação de ações.
“Analisar o que fazemos e o que podemos fazer ainda mais. Esse é um grande momento de fazer uma reflexão de tudo o que foi deliberado e o que deixou de ser implementado, para que possamos trabalhar e ver quais foram os problemas encontrados que impediram a implementação de determinadas ações. Por isso, é muito importante a participação não apenas dos profissionais da área, mas principalmente da população carente que é a que mais precisa da assistência social”, salientou.
Para a prefeita Maria das Graças (Gracinha), que participou de toda a Conferência, este é um momento importante para a discussão de políticas sociais que visem o bem-estar do povo de Itaporanga.
“Esse é um momento muito importante, porque é a organização das políticas públicas para essa área. Nossa gestão tem feito muito pela área social, porém, reconhecemos que precisamos avançar cada vez mais. E já posso adiantar a todos vocês que nossa administração vai retomar nos próximos dias duas importantes medidas sociais: o Programa Mais Sopa e o Programa da Cesta Básica”, anunciou Gracinha para a alegria das famílias carentes.
Palestras
A psicóloga e coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), Thalita Costa Melo, abordou o Diagnóstico do Sistema Único de Assistência Social em Itaporanga, enquanto a administradora e especialista em gestão pública e secretária de Finanças de Itaporanga, Erivalda Santana Farias, explanou sobre A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS.
Participaram da Conferência Municipal de Assistência Social, além da prefeita Gracinha, a presidente da Câmara de Vereadores, Mariza da Mata, a secretária de Assistência Social, Maria de Fátima Amorim, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Daniella Hora, a presidente da Comissão Organizadora, Jane Alves, a secretária de Cultura e Turismo, Railda Araújo, a secretária de Educação, Doralice Alfano, a secretária de Saúde, Elisônia Lisboa, o secretário de Governo, Thiago Luduvice, a secretária de Planejamento, Urania Sobral, e a dona de casa Maria Rita Tavares, representando os usuários dos serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, entre outros participantes.
T.Dantas Comunicação