A Prefeitura Municipal de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho, realizou nesta terça-feira (22), a primeira entrega do benefício eventual de enxoval para 30 gestantes. A solenidade de entrega aconteceu no auditório da Secretaria e contou a presença da secretária da Assistência Social, Elma Regina Araújo.
As gestantes passaram por uma avaliação social, onde foram atendidas pela equipe do Programa de Atenção Integral a Família – PAIF. O cadastro social teve por objetivo identificar cada gestante.
Para ter direito ao enxoval as gestantes tiveram que atender algumas normas, entre elas, estar em dia com o pré-natal e participar das ações socioeducativas realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
A iniciativa da nova gestão constitui-se em um trabalho socioeducativo, de caráter interdisciplinar, comungando ações das políticas sociais de assistência social, saúde, educação, e segurança alimentar do município, além de contribuir para a garantia dos direitos das gestantes e de suas futuras crianças.
Camisetinhas, fraldas, toalha fralda, luvas de algodão, sacola para recém-nascido, touca de algodão, sapatinho de algodão e banheira compõem o kit enxoval.
A prefeita Maria das Graças (Gracinha), destaca a entrega do enxoval como um momento que abrange muitos pontos e, em especial, passar informação para todas as futuras mães beneficiadas pelo Programa de Atenção Integral a família.
“Este projeto que desenvolvemos, não se resume, simplesmente, a entrega dos kits de enxoval, mas sim, temos algo muito maior, que é a nossa preocupação em fazermos um trabalho de informação, cuidado e acompanhamento direcionado a todas essas futuras mães”, diz Gracinha.
Da Ascom/Itaporanga