A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, participou na manhã desta quarta-feira (28), no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, regional Sergipe (SEBRAE), do 1º Encontro de Catadores e Coletores de Material Reciclado da Regional Grande Aracaju.
O evento foi realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com o SEBRAE, mediante convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O Encontro, que teve por objetivo explicar aos participantes a importância da reciclagem e da criação de cooperativas, contou com a participação de 11 catadores e coletores de material reciclado de Itaporanga.
“A Prefeitura de Itaporanga sempre incentiva os catadores e coletores de material reciclado do município, atendendo toda solicitação deles, inclusive disponibilizando transportes, sempre que necessário, para participarem de eventos e cursos”, explica a assessora especial da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Tatiane Tavares, que representou o secretário do Meio Ambiente, Fausto Sobral.
A prefeita Maria das Graças (Gracinha), que solicitou de todo o seu secretariado a realização de ações integradas que possam beneficiar a população que depende da reciclagem, lembra que uma das principais preocupações de sua gestão é com o meio ambiente.
“A reciclagem do lixo faz parte do processo de construção de um mundo melhor. Por isso é dever do poder público oferecer condições para que esses profissionais possam exercer sua atividade com dignidade. E foi com esse objetivo que criamos a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que assumiu a responsabilidade de preservar os nossos recursos naturais e atender a demanda dos nossos catadores e coletores de recicláveis”, pontua a prefeita.
Uma das finalidades do Encontro foi disponibilizar ações, tanto de formação quanto da assistência técnica, para fortalecer a operacionalização dos empreendimentos socioambientais e inclusivos dos catadores e coletores, para organizá-los em redes inclusivas e ao mesmo tempo prepara-los para a atual dinâmica da cadeia da coleta seletiva e da reciclagem.
Em Itaporanga, 35 catadores e coletores de produtos recicláveis estão inscritos na Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook