A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou, nos seis primeiros meses deste ano, ações que visam melhorar cada vez mais a saúde pública no município. Além de promover investimentos na área acima do valor mínimo determinado por lei, vários postos de saúde estão sendo reformados na cidade e nos povoados.
Reforçando o seu compromisso com a saúde pública, a gestão da prefeita Maria das Graças (Gracinha) investiu 35% na área, 20% a mais do que o determinado por lei federal, que é de 15%.
Para a prefeita Gracinha, investir em saúde é investir na qualidade de vida das pessoas. Ela observa que a saúde é uma das principais prioridades de sua administração.
“A saúde pra mim está entre as nossas principais prioridades. Investir nela é investir no cidadão, é investir na qualidade de vida. Por lei, poderíamos investir apenas 15% do nosso orçamento, mas já investimos até agora 35%, ou seja, 20% a mais do que o mínimo estabelecido. É a prova do nosso compromisso em melhorar a saúde e dá mais dignidade a nossa gente. A saúde é tão importante que por mais que se invista ainda é pouco. Dentro das nossas limitações financeiras procuraremos investir cada vez mais”, enfatiza a prefeita.
De acordo com a secretária da Saúde, Elisônia Lisboa, o avanço na saúde de Itaporanga se dá devido o compromisso da prefeita e o empenho dos servidores da área.
“Nós avançamos bastante nesses seis primeiros meses da administração, e temos certeza que vamos avançar ainda mais. Nossa prefeita tem dado todo o apoio possível, o que mostra seu compromisso com a saúde. Com o apoio da atual gestão e o empenho dos nossos servidores avançaremos ainda mais”, ressalta a secretária.
Nesse período, a assistência médica no município chegou a 14.520 atendimentos. Na área da enfermagem foram mais de 10 mil atendimentos, sendo 3.925 procedimentos em curativos, injeções e inalações, entre outros. Em todas as áreas da saúde houve investimentos e maior oferta para a população, como revelam os dados da secretaria.
Programa de Saúde da Família (PSF)
Atendimento de pré-natal: 896
Atendimento de prevenção a doenças: 6.440
Visitas domiciliares de equipe multidisciplinar: 2.552
Visitas domicialiares de agentes de saúde: 50.584
Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
2.130 atendimentos pela equipe multidisciplinar (fisioterapeuta, pediatra, ginecologista, nutricionista, fonoaudiólogo, e psicólogo).
Dengue
Mais de 29 mil imóveis visitados pelos agentes de endemias.
Ações na urgência
Atendimento ambulatorial: 4.328
Atendimento médico com observação 24 horas: 3.055
Atendimento a queimados: 21
Consulta de urgência: 11.926
Atendimentos em unidade de urgência: 27.964
Administração de medicação: 24.923
Farmácia básica
Disponibilização de 160 itens de medicamentos na farmácia básica;
Disponibilização de 100 itens de medicamentos não padronizados, sendo 10 incluídos por esta gestão.
Clínica de Saúde 24 horas
Atendimentos e consultas em suas especialidades:
Pediatria: 1.326
Ginecologia: 300
Ortopedia: 425
Oftalmologia: 245
Obstetrícia: 223
Cardiologia: 620
Clínica Geral: 1.669
Endocrinologia: 39
Radiologia: 1.252 ultrassonografias
Procedimentos realizados no ambulatório: 2.268
Tratamentos e exames
Benefícios, doações, cirurgias, exames especializados e transporte para tratamento fora do domicílio (município).
98 solicitações atendidas de benefícios eventuais (medicações, exames não fornecidos pelo SUS, alimentações especiais, óculos de grau, fraldas descartáveis, colchões especiais), etc.;
185 usuários submetidos a cirurgias, com transporte e acompanhamentos aos hospitais;
355 mamografias realizadas, com transporte, acompanhamento e entrega de resultados;
620 exames de eletrocardiograma realizados no município;
1.252 exames de ultrassonografia (abdominal, transvaginal, obstétrica, tireoide, etc.) realizadas no município, destas 48 são scan dupplex venoso;
4.200 usuários transportados.
T.Dantas Comunicação e Marketing