As famílias de baixa renda em Itaporanga D’Ajuda terão uma Semana Santa mais feliz. Mantendo a tradição religiosa, a Prefeitura de Itaporanga iniciou, ontem (21), a distribuição do peixe na mesa, kit composto por peixe, arroz e leite de côco.
O Programa Peixe na Mesa, que é coordenado pela Secretaria de Assistência Social, vai beneficiar este ano mais de 9 mil famílias itaporanguenses. Até a quarta-feira serão distribuídas 18 toneladas de peixe.

A Prefeitura de Itaporanga manteve a tradição de distribuir o Kit de Peixe da Semana Santa para as famílias carentes do Município (Foto: Ascom/Itaporanga)
A entrega começou logo cedo no Ginásio de Esportes, localizado no Centro da cidade e, em seguida, percorreu os povoados. Caminhões frigoríficos entregaram a encomenda de milhares de peixes do tipo corvina, adquiridos com recursos próprios da Prefeitura.
Segundo a coordenadora da Ação Social, Elma Regina, nove mil famílias estão sendo contempladas com a entrega. A seleção das famílias beneficiadas pelo programa tem como base o Cadastro Único. O kit contém 2 Kg peixe, 1 kg de arroz e leite de côco. “Esse programa serve como um complemento para a Semana Santa da família itaporanguense, a fim de reunir a família no Dia da Páscoa. São valores importantes, preservado nas ações da Prefeitura”, afirmou a coordenadora.
De acordo com o prefeita Maria das Graças (Gracinha), mesmo com as dificuldades financeiras que atravessam os municípios, sobretudo os menores, a Prefeitura de Itaporanga mantem a tradição e garante a entrega do Programa Peixe na Mesa.
“No total foram 18 mil quilos de peixe que, com muita organização e eficiência, a equipe da Prefeitura da Itaporanga através da Secretaria Municipal de Assistência Social, mobilizou-se para receber, separar e auxiliar na distribuição para todos os cidadãos que chegassem com as respectivas fichas nos locais de entrega”, concluiu a prefeita.
Cada família recebeu um kit com pescado, leite de coco e arroz para a refeição na Semana Santa. A dona de casa Maria do Socorro Soares, moradora do Povoado Duro I, que chegou cedo para receber o kit, destacou a importância da distribuição do alimento.
“Esse programa do peixe que a nossa prefeita criou é uma bênção de Deus. Graças ao programa é que nós vamos ter uma mesa farta na Semana Santa. É muito bom a gente ter uma gestão que se lembra dos pobres, tanto na Semana Santa como em qualquer época. Deus abençoe a prefeita Gracinha por tudo que ela vem fazendo para os pobres de Itaporanga”, disse emocionada.
Presenças