A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a Polícia Militar de Sergipe, iniciou na terça-feira (12) curso educativo sobre drogas e violência escolar em seis escolas da rede municipal de ensino.
As palestras foram realizadas nas escolas municipais: Aurélio Rezende, no Povoado Chã; Professor Nilson Barreto Socorro, no Povoado Sapé; Nicolas, no Povoado Nova Descoberta; Professora Antonieta Gambardela, Padre Everaldo Lima e Antônio José dos Santos, na sede do município.
Na oportunidade, foram abordados temas específicos para os estudantes do ensino fundamental que integram a 3ª e 4ª séries. Os alunos ouviram atentamente as orientações e interagiram com o sargento Leosvaldo dos Santos, instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), fazendo perguntas, tirando dúvidas com relação às drogas e a violência generalizada causada pelos entorpecentes.
O sargento da Polícia Militar, Leosvaldo dos Santos, destacou a importância do Programa Educacional de Resistência às Drogas na prevenção e no combate à criminalidade.
“O PROERD é o que temos de melhor em termos de estratégia para combater as drogas, justamente pela prevenção primária, para evitar que as nossas crianças tenham o contato com as drogas. Dessa forma, a gente tem pelo menos a esperança que no futuro essas pessoas sejam cidadãos de bem, um cidadão produtivo e que prima pelo bem-estar da família e da sociedade como um todo”, salienta o sargento, elogiando a iniciativa da prefeitura.
“É uma iniciativa muito importante essa da Prefeitura de Itaporanga, o que prova, inclusive, o compromisso e a preocupação dessa gestão com essa temática social”, conclui.
Para a professora da Escola Municipal Aurélio Rezende, Maria José Resende, as palestras servem para alertar os alunos e a comunidade sobre o perigo do uso das drogas.
“Essas palestras são muito importantes para nós professores, mas principalmente para os nossos alunos e a comunidade. Infelizmente, as drogas estão batendo as portas dos nossos jovens todos os dias, daí a importância em promover uma palestra com um especialista, mostrando o estrago e o prejuízo que elas fazem em nossas vidas. Tenho certeza que nossos alunos saíram daqui muito mais preparados para combater as drogas e ajudar os outros a se afastarem deste caminho, que muitas das vezes não tem volta”, diz a professora.
Mensagem da Prefeita
Representando a Prefeita na aula inaugural, a Secretária da Educação, Doralice Alfano, enalteceu o compromisso do Governo Municipal com a educação dos filhos de Itaporanga. Um dos objetivos da administração municipal é conscientizar os alunos e prepará-los para combater às drogas a partir da escola.
“Nós sentimos a necessidade de repassar essas informações para os alunos, por isso a Secretaria da Educação programou, em parceria com a Polícia Militar, essa série de palestras nas escolas de Itaporanga. A intenção é orientar os nossos alunos e a comunidade sobre o perigo do uso das drogas nas ruas e nas escolas. É conscientizá-los do mal que as drogas fazem e o enorme prejuízo social e familiar que elas provocam em nossas vidas. Essa é uma preocupação constante da administração municipal”, observa Doralice.
Nas palestras, foram repassadas orientações sobre os cuidados, como conhecer, se prevenir e como dizer não às drogas. Os estudantes também receberam cartilhas com orientações sobre o tema.
O curso, que é composto por 10 aulas em cada turma, é ministrado as terças e quintas por dois instrutores da Polícia Militar. Após a conclusão do curso, todos os alunos receberão certificado de participação.
O sargento Leosvaldo dos Santos, um dos ministradores e palestrantes, é graduado em Pedagogia e especialista em várias áreas do conhecimento, entre elas, prevenção ao uso de drogas pela Universidade Federal de Santa Catarina, direitos humanos, gerenciamento de crises, aspectos jurídicos da abordagem policial e formação de formadores.
Programa
O PROERD é desenvolvido nas escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental, na educação infantil e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas.
O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo os laços entre Polícia Militar, Escola e Família.
O Programa não invalida qualquer outro Programa, Trabalho ou Atividade de prevenção, dirigido aos jovens como um todo. A cooperação da sociedade é fundamental, e a participação, efetiva, do empresariado constitui-se na sustentação, econômica e financeira, da viabilidade e continuidade do PROERD, visando atender parcela, cada vez mais significativa, das crianças e adolescentes, criando, dessa forma, uma rede protetiva, crescente, contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como contra as atitudes que geram violência.