A gestão municipal fez adesão ao programa Médicos pelo Brasil do Governo Federal, possibilitando a ampliação de profissionais e, consequentemente, o aumento de atendimentos
A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda tem investido cada vez em uma saúde pública de qualidade para os munícipes itaporanguenses. A exemplo disso, a gestão municipal fez adesão ao programa Médicos pelo Brasil do Governo Federal, possibilitando a ampliação de profissionais e, consequentemente, o aumento de atendimentos.
A primeira comunidade beneficiada foi o povoado Nova Descoberta que passa a contar com duas Equipes de Saúde da Família (ESF) da Secretaria Municipal de Saúde. Além da equipe que atende na Unidade Básica de Saúde (UBS), o povoado terá mais uma ESF composta por médico, enfermeiro e dentista atendendo na região do Canecão.
Para o prefeito Otávio Sobral, investir em saúde pública oportuniza a melhoria da qualidade de vida da população.
“Desde o início da nossa gestão não medimos esforços para investir na saúde. São diversos avanços, desde a entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas, até a ampliação na oferta de exames e especialidades médicas. Sem contar a informatização de todo o sistema de saúde do município. Não poderíamos deixar de atender a esse chamado do governo federal com a possibilidade de ampliação das nossas equipes”, destaca o gestor municipal.
De acordo com a secretária de Saúde de Itaporanga, Emanuelly Hora, a equipe composta por mais um médico, um enfermeiro e um odontólogo iniciou os atendimentos nesta segunda-feira, 16. “Percebemos um grande quantitativo populacional nessa comunidade e a oferta existente era insuficiente para atender as demandas básicas da população. Com a ampliação dessa equipe iremos aumentar a oferta em torno de 125 atendimentos semanais. Um grande ganho pra população e para a gestão“, disse.
Sobre o Programa
O programa Médicos pelo Brasil foi instituído em 2019 e substituiu o Mais Médicos. O principal objetivo do novo programa continua sendo a interiorização de médicos pelo país, especialmente nas regiões mais remotas e desassistidas.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.
Elaine Mesoli / Assessora de Comunicação /Head of Digital