Melhorar o abastecimento de água e proporcionar mais saúde e conforto para as comunidades rurais: esse é o objetivo da Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda que, na semana passada, discutiu com representantes de oito povoados a construção de poços artesianos para solucionar o problema de falta de água em comunidades da zona rural.
Uma parceria entre a Prefeitura de Itaporanga e o Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), vai possibilitar levar água para oito comunidades da zona rural por meio do Programa Água para Todos.
Reunião com este objetivo aconteceu no Auditório Municipal com as presenças de representantes da Prefeitura e da Cohidro, através da empresa de consultoria Proagi, responsável pelo levantamento dos dados sociais e cadastramento das comunidades a serem beneficiadas.
O presidente da Proagi Consultoria, Etélio Prado, explica a modalidade do programa e o prazo para implantação dos poços artesianos.
“Nossa empresa foi contratada pela Cohidro para desenvolver um programa sócio ambiental relativo à água para todos, onde nós estamos levantando junto às comunidades as necessidades e as carências das pequenas comunidades que têm necessidade de água para colocarmos o sistema de abastecimento em funcionamento. A Cohidro é a executante desse trabalho e nós fazemos essa avaliação. São oito povoados que foram eleitos pela comunidade, tendo sido comprovada a necessidade pela prefeitura e que serão comunicados à Cohidro. Acredito que ainda nesse semestre a empresa já estará trabalhando aqui em Itaporanga”, explica.
Para a prefeita Maria das Graças (Gracinha), além das oito comunidades selecionadas pelo programa, outras sete também serão beneficiadas com recursos oriundos da prefeitura.
“Itaporanga é uma cidade que tem muitos problemas com a falta de água, e água é vida, é saúde. Nós estamos aqui com a equipe que faz parte do social e a Cohidro, juntamente com o Governo do Estado, para construirmos oito poços de água em oito comunidades. Reunimo-nos aqui com as comunidades, vereadores e agentes de saúde para discutir as localidades. Discutimos, assinamos a Ata e agora vamos aguardar para que a Hidrosolo, empresa responsável pela construção dos poços, venha fazê-los. Chamamos a comunidade para participar, para ter essa audiência pública, porque quem sabe das necessidades é o povo que está sentindo os problemas no dia a dia”, observa a prefeita, anunciando a construção de mais sete poços através de recursos próprios.
“Também vamos fazer por conta da prefeitura, com recursos próprios, mais sete poços, totalizando 15 poços em comunidades da zona rural, que serão escolhidas por critérios de necessidades”, anuncia a prefeita.
Entre as comunidades beneficiadas estão os Povoados: Nova Descoberta, Mata do Ipanema, Campos, Chan, Dorcelina e Dom Helder.