Alegria, diversão, segurança e tradição são aspectos que definem o “Carnaval Estância 2019: Venha para nossa folia, venha ser feliz!”, uma realização da Prefeitura Municipal de Estância (PME), por intermédio da Secretaria da Cultura e Turismo, cuja programação iniciou no último domingo, 17, com o desfile do bloco Carnavalesco “Deu a louca nos músicos”, no bairro Bonfim. Já neste final de semana a programação segue com a realização dos Concursos de Marchinhas e Rainha do Carnaval 2019, além da coroação do Rei Momo no domingo, 24, e a folia de momesca será intensificada a partir do dia 1º de março (sexta-feira), até a terça-feira de Carnaval, com blocos de rua na cidade e nos povoados, desfile de escolas de samba, além de shows e cortejo com bandinhas de frevo na praia do Abaís e na praia do Saco.
A programação do Carnaval em Estância contará ainda com baile à fantasia, um evento em parceria com o Clube dos Amigos, no Rotary Clube, e preservando a tradição dos blocos de rua, neste ano 30 bloquinhos vão comandar a folia tanto na zona urbana como na zona rural. Na sexta-feira, 1º, tem o Arrastão da Prevenção que vai percorrer a Avenida Raimundo Silveira Souza, além do Carnaval nos bairros que acontece simultaneamente no Centro, Alecrim, Cidade Nova, e nos Conjuntos Albano Franco e Carmem Prado Leite, assim como no litoral (Praia do Saco e Praia do Abaís), e também nos povoados Farnaval, Colônia Rio Fundo 3 e Miranguinha.
Na praia do Abaís terá shows com bandas musicais de sábado até a terça-feira de Carnaval, lembrando que na segunda-feira, 4, tem o tradicional desfile do bloco Abaisanas, que conta com a alegria e irreverência de homens vestidos de mulher que vão percorrer as principais ruas da praia; e na terça-feira de Carnaval o desfile das escolas de samba. Neste ano participam quatro agremiações: Império do Sama, Acadêmicos do Bem Viver, Acadêmicos do Porto e Amantes do Samba. A concentração é às 20h, na Avenida Getúlio Vargas.
O “Carnaval Estância 2019: Venha para nossa folia, venha ser feliz!” traz uma programação diversificada para públicos de todas as idades, ao tempo que valoriza a cultura local com a promoção de uma folia atrativa, familiar e calorosa ao mesmo tempo.
3º Ciclo da Pré-Conferência Municipal de Saúde vai abranger a zona praiana
Conforme programação estabelecida pela gestão municipal, através do Decreto nº 7.194, de 19 de dezembro de 2018, que define a realização de etapas preparatórias para a 9ª Conferência Municipal da Saúde a ser realizada em abril deste ano, acontece quinta-feira, 21, o 3º Ciclo da Pré-Conferência Municipal de Saúde, que desta vez vai abranger a zona praiana e será realizada no auditório do Centro Esperança de Deus, situado no Povoado Porto do Mato.
A ação, que é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Estância, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), objetiva ouvir a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a ótica dos eixos temáticos da 16ª Conferência Nacional de Saúde cujo o tema é “Democracia e Saúde”. Na oportunidade, além da discussão sobre os três eixos: I – Saúde como Direito, II – Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e III – Financiamento adequado e suficiente para o SUS; também serão escolhidos os delegados para a Conferência Municipal da Saúde.
A promoção desses encontros de Pré-Conferências tem o objetivo avaliar a situação da saúde no município de acordo com os princípios e diretrizes do SUS, além de definir as diretrizes em saúde, e fortalecer o controle social na cidade. A 4ª e última Pré-Conferência Municipal de Saúde vai abranger a zona rural, e será realizada no dia 14 de março, na sede da Associação de Moradores da Colônia Entre Rios.
Praia do Abaís recebe mutirão de prevenção contra escorpiões e mosquito Aedes aegypti
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por intermédio do Departamento de Vigilância Epidemiológica vai realizar no dia 22 de fevereiro (sexta), a partir das 8h, o Grande Mutirão: Verão de Prevenção ao Aedes e Escorpião na Praia do Abaís. A ação tem o objetivo de orientar os moradores e comerciantes da região acerca da prevenção contra as picadas de escorpiões e também do mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como dengue, zica, chikungunya e febre amarela urbana.
De acordo com a coordenadora do setor de Endemias da SMS, Fernanda Assunção, esse mutirão oportuniza o acesso das equipes às residências que em sua maioria são utilizadas como veraneio e as piscinas acabam se tornando focos do mosquito Aedes aegypti principalmente pós festas. “Também orientaremos as pessoas quanto ao descarte de entulhos normalmente formados por restos de construções e móveis velhos em desuso que contribuem com a proliferação de escorpiões e recolhendo o mesmo”, explicou.
Esta ação vai envolver a participação de mais de 40 profissionais, dentre eles, agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e veterinários, além da parceria da Secretaria Municipal dos Serviços Urbanos, Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Estância (SAAE).