Uma parceria entre a prefeitura de Arauá e o Governo do Estado traz para o município mais uma vez a unidade móvel do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac Móvel), onde são prestados cerca de 100 serviços de 15 órgãos da estrutura governamental, a exemplo do Detran, IPES, SSP, TJ, Seturb, Seplag, Inclusão Social, dentre outros. Conforme a Coordenadora, Rafaela Maciel, a procura tem atendido a expectativa da Secretaria de Estado da Administração, destacando que até o final, nesta quinta-feira, 15, mais de mil pessoas terão sido beneficiadas.
A Coordenadora também citou o apoio que a prefeitura de Arauá vem dando desde a implantação do Ceac Móvel, na segunda-feira, 12, através de várias secretarias, como Educação e Ação Social. Segundo ela, o empenho do município é fundamental para o sucesso desta empreitada do Governo de Sergipe.
“A prefeita Dona Ana (PMDB) tem se preocupado em todos os aspectos, desde a iniciativa de procurar o governo para formalizar a parceria, até a estrutura e a logística para todos os que estão envolvidos no projeto”, disse Rafaela.
Mais Procurados – Nesta terça-feira, 13, por volta das 10h, mais de 200 senhas já tinham sido distribuídas, sendo que os serviços mais procurados foram: emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho, marcação de consultas para médicos do IPES, informações gerais sobre programas do Governo Federal como Bolsa Família, Bolsa Escola e emissão de passe livre para idosos e portadores de deficiência.
Ainda de acordo com a Coordenadora, Rafaela Maciel, outro órgão bastante procurado é o Detran. Para se ter uma idéia da importância desta ação, no Ceac Móvel é possível, por exemplo, liberar, na mesma hora, toda documentação de qualquer veículo. Sobre a Carteira Nacional de Habilitação, são fornecidas todas as orientações para os futuros motoristas.
Certidão – Também no Ceac Móvel é fornecida a segunda via do registro de nascimento. Rafaela explicou que esse é outro serviço bastante procurado, pois muitas vezes quando a pessoa se dirige ao local para tirar a primeira ou segunda via da Carteira de Identidade percebe algum erro no registro. Com essa ocorrência, também de forma gratuita, é providenciada então a segunda via do registro. “Isso tem acontecido com freqüência não somente em Arauá, mas em outros municípios onde prestamos serviço”, informou.
O Ceac Móvel em Arauá também fornece Curriculum Vitae, para pessoas que têm dificuldade em prepará-lo, ou mesmo pagar para terceiros. Além disso, durante todo dia é disponibilizado serviço de internet pública, onde o beneficiário pode enviar e receber e-mail, dentre outros serviços.
Fotos grátis – A prefeita Dona Ana também autorizou à Secretaria de Ação Social que fornecesse as fotografias, necessárias para alguns documentos. É que o Ceac não dispõe da gratuidade deste serviço e conforme a Coordenadora, esta atitude da prefeitura, em muito ajudou a centenas de pessoas.
Outra ação da prefeitura, através da Secretaria da Educação, que deixou a Coordenadora satisfeita, foi a presença de muitos jovens e adolescentes que vieram das escolas da Rede Municipal de Ensino e puderam receber sua primeira Carteira de Identidade, além de outros serviços a eles prestados. “Estamos satisfeitos e agradecidos à prefeita, aos secretários e todos que fazem a prefeitura de Arauá”, finalizou Rafaela. O Ceac Móvel estará em Arauá, na Praça do Meio, até esta quinta-feira, 15 de março.
Assessoria de Comunicação -PMA