O prefeito João Alves Filho divulgou hoje, dia 5, no restaurante Cariri a programação oficial do Forró Caju 2013. Esse ano, o evento terá 11 dias de festa, começando no dia 20 e, em sua grande maioria, com a apresentação de bandas sergipanas, valorizando ainda mais o artista local. Confira a programação completa.
Com apenas cinco meses de gestão municipal, a Prefeitura teve dificuldades financeiras para realizar um grande evento. De acordo com João Alves, mesmo com os percalços de falta de patrocínio e de apoio do Ministério da Cultura, o Forró Caju 2013 será um grande sucesso. “Essa semana a senadora Maria do Carmo Alves juntamente com o deputado federal Mendonça Prado e outros parlamentares, estarão reunidos com o presidente do senado, José Sarney, para que ele se sensibilize com a nossa questão. Por exemplo, o forró de Caruaru, em Pernambuco, recebeu esse ano R$ 12 milhões e nós não recebemos nada. Isso não foi culpa do Ministério do Turismo. Existe uma programação de pelo menos um ano de antecedência para que a União apóie os eventos. Infelizmente, não temos conhecimento de nenhum projeto de Aracaju para que haja esse apoio”.
“Não temos recursos para contratar bandas caríssimas. Mas, em contrapartida, temos excelentes músicos sergipanos que vamos prestigiar durante o Forró Caju. Lógico que também haverá nomes de destaque nacional durante a programação do evento, mas a nossa grande intenção é incentivar os nossos artistas locais. Nossos artistas receberão os pagamentos dos cachês da mesma forma que outros artistas nacionais. Não haverá discriminação”, afirma João Alves.
“Diminuímos em três dias a programação do Forró Caju, mas conseguimos aumentar em 50% a as apresentações de artistas sergipanos. O melhor disso tudo é que reduzimos em torno de R$ 2 milhões o custo com contratações de bandas. Parte dessa economia se deve pela atitude dos artistas que diminuíram, espontaneamente, seus cachês”, disse o prefeito.
Esse ano o Forró Caju não se concentrará apenas na área central dos Mercados Municipais. A Prefeitura se preocupou em levar a festa para os bairros da capital, como ocorreu no Carna Caju. “Nosso São João é uma festa da família. Todas as cidades do estado de Sergipe comemoram o São João. Em nossa capital não será diferente. Não teremos muito dinheiro, mas temos muita vontade de fazer um evento brilhante para a população. Nosso secretário Nitinho está de parabéns pelo empenho para a realização do Forró Caju. Tenho certeza que os aracajuanos aprovarão o nosso São João”, garante João Alves.
O secretário Especial da Cultura, Josenito Vitale (Nitinho), destacou a criação do Dia da Paz dentro da programação do Forró Caju. “Teremos um dia especial destinado à apresentação de bandas católicas e evangélicas dando uma conotação diferenciada para quem gosta desse estilo musical”.
A respeito da demora na divulgação do Forró Caju 2013, o secretário Josenito disse que muitas foram as dificuldades para a realização do evento desse ano. “Temos apenas cinco meses à frente da Secretaria e estamos fazendo todo o esforço para realizar um grande evento. Os turistas que vierem a nossa terra encontrarão uma maravilhosa festa, como em todos os anos.
Programação do Forró Caju 2013
A parte cultural do São João não foi esquecida. A programação do Forró Caju ainda conta com exposições e o Fórum do Forró. No dia 11 haverá a abertura da Coletiva Junina na Galeria de Artes Álvaro Santos. A exposição seguirá até o dia 30 com pinturas, esculturas e fotografias de 22 artistas sergipanos.
No dia 12 a programação continua no Teatro Atheneu com o XII Fórum do Forró. Com o tema “O Fole Roncou”, o fórum segue até o dia 14 e tratará de assuntos pertinentes as tradições nordestinas.
Agência Aracaju de Notícias