No próximo dia 11 de abril, prefeituras de todas as partes do país vão participar da Mobilização Nacional, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em parceria com as entidades municipalistas. Em Sergipe, depois de reunião realizada hoje (02), os gestores decidiram solicitar ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) que a ação seja realizada no auditório do órgão. Além disso, eles pretendem contar com a participação dos conselheiros e, é claro, da bancada federal.
Os prefeitos também acordaram em realizar uma reunião na próxima segunda-feira (06), no auditório da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames). Desta vez, o convidado é o deputado federal André Moura (PSC), que já confirmou presença no encontro. Nessa reunião, os gestores irão reivindicar o apoio do parlamentar para a votação do aumento de 2% do FPM, cuja proposta tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.
Segundo o presidente da Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba, Fábio Henrique, a mobilização no TCE é importante para que o órgão que fiscaliza e faz cumprir a lei tenha consciência da realidade que é enfrentada pelas administrações. Já em relação à reunião com André Moura, ele acredita que será um bom caminho para ter apoio da Câmara Federal nos projetos municipalistas, começando pela luta dos 2% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
“Os partidos PMDB, PTB, PSB e PSC formaram um blocão em Brasília e estão mostrando que têm voz, inclusive com a aprovação da CPI da Petrobrás, que o Governo era totalmente contra. André Moura é líder do PSC nessa blocão, um parlamentar muito acessível, e nós podemos ter nele um embaixador desta causa. Vamos chamá-lo e pedir o apoio dele”, explica Fábio Henrique, que também é prefeito de Nossa Senhora do Socorro.
Para o presidente da Fames, Antônio Rodrigues, o momento é de ter objetividade. Não há mais tempo para ouvir discursos de todos os deputados, como aconteceu na última mobilização realizada na Assembleia Legislativa e, na prática, não ter resultado algum.
“Todo mundo falou bonito, disse que era a favor da luta municipalista, mas depois que foram para Brasília todos se esqueceram dos nossos problemas. Temos que ter foco e buscar soluções para os nossos problemas”, ressaltou Tonhão, responsável por administrar o município de Monte Alegre.
T.Dantas Comunicação e Marketing