Prefeitos de cinco municípios sergipanos participaram nesta segunda-feira, 09, em Nossa Senhora do Socorro, do último dia de atividades do Programa TCE Itinerante. Acompanhados dos servidores que integram suas gestões, os chefes do Executivo ampliaram seus conhecimentos sobre temas como licitações e contratos, causas de reprovação de contas e a nova contabilidade pública.
Além do prefeito local, Fábio Henrique, que também dirige a Associação dos Municípios da Barra do Contiguiba e Vale Japaratuba (Ambarco), marcaram presença os gestores de Divina Pastora, Silvio Maurício; Maruim, Jeferson Santana; Riachuelo, Cândida Emília; e Itaporanga D’Ajuda, Maria das Graças.
“Nós prefeitos nos sentimos muito honrados num evento como este. Aqui o Tribunal de Contas demonstra que não é apenas o órgão que vai julgar, mas também que quer nos orientar, traz aqui seus técnicos, seus conselheiros, para que os servidores que lidam no dia a dia com contratos, licitações, compras, possam tirar as suas dúvidas e fazer o correto porque o objetivo do Tribunal é que o recurso seja aplicado corretamente”, destacou Fábio Henrique.
A possibilidade de receber a equipe técnica do Tribunal no interior também foi enaltecida pelo prefeito Silvio Maurício, de Divina Pastora. “É de suma importância que o Tribunal venha às prefeituras e reúna seus técnicos para que a gente esclareça nossas dúvidas. Todos temos dúvidas, ninguém é senhor da razão. Acho isso louvável, era uma preocupação nossa esclarecer as dúvidas de caráter administrativo e técnico para uma boa gestão”, colocou.
Já a prefeita Cândida Emília, de Riachuelo, disse ter feito questão de ir acompanhada de toda a equipe técnica que compõe sua administração. “É sempre importante que a gente tenha mais informações; muitas vezes a gente erra por falta de conhecimento, achando que está fazendo o certo”, observou.
Da mesma forma avaliou o prefeito Jeferson Santana, de Maruim: “É muito válido para tirar dúvidas, orientar e preparar estes servidores para quando eles forem questionados pelos prefeitos poderem esclarecer as dúvidas mais frequentes”.
Ao passa por Nossa Senhora do Socorro, o TCE, por meio da Escola de Contas (Ecojan), encerrou a terceira edição do TCE Itinerante, que esteve ainda em Aracaju, Estância, Propriá, Lagarto, Itabaiana e Canindé de São Francisco.
De acordo com o conselheiro-presidente Carlos Pinna, a ação pedagógica deverá ter continuidade no próximo semestre.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Da Assessoria de Comunicação TCE/SE