Moradores de cinco condomínios localizados na Estrada da Várzea Grande se reuniram com o prefeito Marcos Santana, na noite desta quarta-feira (14) para discutir melhorias na via que passa pelos residenciais. O prefeito explicou o trabalho que a gestão realiza na coleta de lixo e na instalação de iluminação pública. Na ocasião, o gestor de São Cristóvão garantiu que exigirá das construtoras a documentação detalhando os serviços que as mesmas farão no local, como drenagem e pavimentação.
“Estou aqui para discutir e para encontrar soluções. Estamos cobrando das construtoras a recuperação desse passivo. Vamos exigir destas que se documentem o que será feito aqui”, disse Marcos Santana, informando que a prefeitura suspendeu a concessão de licença para novos empreendimentos no município por conta dos problemas de infraestrutura encontrados nos condomínios construídos nos últimos anos.
“Aqui não foi feito um estudo sobre a drenagem desse local. Existem vários condomínios nessa situação. Estamos pressionando as construtoras. O dano já foi causado, eu tenho que reduzir e não posso permitir que a municipalidade pague um preço por uma coisa que o investidor deve fazer. Quando eles entregaram na Caixa Econômica os projetos, os mesmos continham condicionantes para a liberação (serviços de drenagem e de pavimentação, por exemplo). Antes de começar essa reunião, conversei com o representante de uma das construtoras e ele me garantiu que iniciará o trabalho de drenagem, instalação de boca de lobo e de pavimentação em 15 dias”, informou o prefeito.
Acompanhado dos secretários de Serviços Urbanos, Genivaldo Silva(Vadinho) e Mário Freire (Chefe de Gabinte), e do engenheiro de eletricidade, Bruno Hora, Marcos Santana explicou que a coleta de lixo é feita regularmente pelas equipes da prefeitura e que os serviços de capinação e varrição serão incluídos na programação da Semsurb. A implantação de iluminação pública na via também foi discutida. O gestor informou que o serviço foi realizado pela Prefeitura para evitar mais transtornos aos moradores. “Mandamos colocar a iluminação porque se eu solicitasse através da Energisa, ia passar uns quatro messes pra fazer. Fizemos o serviço para diminuir a escuridão que estava. Esse é o nosso papel”.
Moradora de um dos condomínios da região, Gardênia Yamada elogiou a iniciativa do gestor em debater com os moradores. “Falei com o senhor sobre a iluminação e fui prontamente atendida. Agradeço a disponibilidade em estar aqui, buscando uma solução para esses problemas”. Ramiro Ferreira compartilha da mesma opinião. Ele conta que os principais problemas da região são: a pavimentação e a falta de drenagem, o que gera alagamentos e dificulta o acesso durante o período de chuvas. “A postura do prefeito foi dentro do que esperávamos. Ele não ficou com promessas falsas e afirmou que está à disposição da população”.
Síndico do condomínio Ilha dos Açores, Jairon Emanuel Santos Dias avaliou positivamente o encontro. “A reunião foi positiva. O prefeito prometeu coisas que a gente precisa. Esse caminho aqui está terrível. Ele afirmou que daqui a 15 dias, a construtora irá começar a fazer toda a questão da pavimentação. Vamos torcer para que realmente aconteça porque a gente está precisando muito. Acho muito positiva a disponibilidade do prefeito de vir conversar pessoalmente com a gente. É muito difícil um político ficar cara a cara com o morador. Vamos continuar cobrando até fazer”.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMSC