Na tarde de quarta-feira (12), o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana (PMDB) recebeu representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Sergipe (Sintese). A reunião da comissão paritária (formada por membros da gestão municipal e dos representantes do Sintese) aconteceu na sede da Procuradoria Municipal e teve por objetivo dar segmento ao minucioso estudo da folha de pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e traçar estratégias que delineiem a possibilidade de acordo entre as partes, dando início ao plano de recomposição do piso salarial dos professores ainda para este ano.
No encontro, Marcos Santana ressaltou a importância social dos trabalhadores da educação e reafirmou o compromisso em atendar as demandas da categoria, principalmente em relação à recomposição das perdas salariais decorrentes das medidas tomadas pela gestão anterior (como a redução da gratificação por regência de classe, de 25 para 1% do salário base).
“Faremos o possível para fazer com que os professores sejam ressarcidos pelas perdas salarias que tiveram nos últimos anos. Para tanto, esta comissão precisa adequar as necessidades da categoria à receita do município. Estamos dispostos a negociar para chegar numa consonância, mas não posso transformar uma realidade em apenas seis meses de gestão e sugiro que façamos reunião toda semana, até que se monte um relatório consensual. Quero cumprir minha palavra com a categoria, e para isto preciso da colaboração de todos para viabilizarmos a recuperação salarial de forma gradual. Precisamos trabalhar juntos”, enfatizou o prefeito.
Os diálogos continuam. Esta foi a sexta vez em que o prefeito se reuniu para tratar da valorização do magistério sancristovense. No encontro de hoje ficou acertado que a comissão irá retomar os trabalhos na próxima segunda-feira (17), quando deve-se apresentar o resultado final da análise da folha de pagamento corrigida, com a chancela do Sintese, objetivando que tanto o município quanto o sindicato tenham um panorama real da categoria. A partir de então, será iniciada a rodada de negociações entre a gestão e o sindicato dos professores.