Aconteceu neste domingo, 8, no campo do “Rochão”, na sede do município, aconteceu a grande final do 3° Campeonato Municipal de Futebol Amador. A disputa contou com a participação de 36 times da sede e do Grande Rosa Elze, e teve como campeã a equipe do São Gonçalo. O campeonato é uma realização da Liga Sancristovense de Desporto com o apoio da Prefeitura de São Cristóvão por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
“São 36 times que participaram desse campeonato, que mostra que há uma necessidade na cidade de eventos desse tipo. São cerca de 700 pessoas que utilizaram seus domingos para se divertirem, daí a importância da Prefeitura apoiar, além de que é um evento que faz a integração das duas regiões do município. Estamos investindo na melhoria dos equipamentos esportivos, vamos iniciar a construção do campo do Renatão, no Eduardo Gomes e queremos retomar o nosso campo aqui no Centro Histórico”, declarou o prefeito Marcos Santana.
De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, Gibson Rodrigues (Irmão Gibson), a prefeitura tem apoiado o campeonato desde o seu início. “A Prefeitura vem dando desde o início do campeonato todo apoio, seja na parte logística com os ônibus, seja com a estrutura durante os jogos do campeonato. A Prefeitura vem investindo, porque sabemos que quando há esse investimento, nós conseguimos tirar as pessoas de determinadas situações para a prática do esporte que é uma prática saudável para todo jovem”, destacou o secretário.
O campeonato
A edição deste ano contou com a participação de 19 equipes do Grande Rosa Elze e 15 da sede. Nas primeiras fases as equipes foram divididas em duas chaves de acordo com as regiões em que estavam localizadas. Na sequência, as duas melhores de cada região se enfrentaram em um chaveamento para disputa do título.
A competição que teve início no dia 10 de fevereiro premiou neste domingo o primeiro colocado com 4,5 mil, o vice-campeão com 2,5 mil, e os prêmios de 1 mil e R$ 500 para o terceiro e quarto colocados. Ainda foram premiados o artilheiro e o melhor goleiro da competição, com R$ 250 para cada um deles. As equipes também foram premiadas com medalhas e troféus.
“O campeonato movimenta não só a parte esportiva do município, mas também a economia da cidade porque temos aqui a presença dos ambulantes, de várias pessoas comercializando seus produtos. O futebol tem o poder de unir a população, reunindo todo mundo para assistir o campeonato nessa manhã de domingo”, apontou o presidente da Liga Sancristovense de Desporto, Cleovansostenes Santos.
Os jogos
A primeira disputa da manhã ocorreu entre as equipes do Independente e Corinthians, que jogavam pela terceira colocação no campeonato. Após empatarem em 2×2 no tempo normal, os times foram para a disputa de pênaltis. Nas cobranças, a equipe do Corinthians levou a melhor, vencendo por 4×2.
Em seguida, entraram em campo os finalistas São Gonçalo e Oeste. Em uma partida disputada, o São Gonçalo venceu por 1×0, com gol de pênalti, sagrando-se campeão da disputa. “Primeiramente parabenizo toda a equipe que foi guerreira do início ao fim, hoje tivemos uma partida difícil mas nos sobressaímos. Agora é só comemorar”, pontuou o camisa 10 do time e autor do gol que deu o título ao São Gonçalo, Josivan dos Santos, o ‘Pirulito’.
Presenças
O vice-prefeito de São Cristóvão, Adilson Júnior, também prestigiou o evento e cumprimentou os organizadores e desportistas da tradicional competição que movimenta a região. Também estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Júnior, os vereadores Diego Prado, Rafael Oliveira e Lilo Abençoado. Além dos secretários municipais: Thiago Correa (Semap), Genivaldo Silva (Semsurb) e Rege do Rosa Maria (Assuntos Parlamentares).
Com informações da ascom/São Cristóvão