A Prefeitura de São Cristóvão realizou na manhã desta terça-feira (16), no auditório do Paço Municipal, sede do município, a solenidade de assinatura de contrato do Programa Bolsa Atleta. O auxílio financeiro para atletas sancristovenses ofertará 16 bolsas, com validade de um ano, para esportistas de diversas modalidades, com valores que variam de R$ 400 a R$ 1 mil mensal. Lançado em dezembro, o programa Bolsa Atleta foi instituído pela Prefeitura de São Cristóvão com a sanção da lei Duda Lisboa (nº 312/2017). A lei designa o auxílio-atleta, prioritariamente, aos praticantes de esporte de rendimento e que estejam representando São Cristóvão.
Na ocasião, o prefeito falou da realização do programa, da transparência no processo de escolha dos atletas e cobrou dos beneficiados o compromisso em elevar o nome da cidade de São Cristóvão durante as competições. “O Bolsa Atleta é um dos projetos que estava no nosso programa de governo e que estamos executando. Nós governamos de forma clara e transparente, com uma comissão trabalhando de forma independente. Em nenhum momento procurei a comissão ou tentei influenciar no resultado. Todos os que hoje aqui estão foram escolhidos porque atenderam aos requisitos pré-estabelecidos. O que peço a vocês é que levem o nome de São Cristóvão por onde vocês forem e coloquem o nome desta cidade nas manchetes, façam com que os sancristovenses se orgulhem dela”.
Em seu discurso o prefeito Marcos Santana destacou também a importância da Câmara de Vereadores de São Cristóvão na aprovação da lei Duda Lisboa. “Esta é uma lei proposta pelo executivo, mas que não seria possível se não fosse à solidariedade e a consciência de dever cívico da Câmara de Vereadores, portanto agradeço a todos os vereadores que votaram e aprovaram”, pontuou.
Representante da filha no evento, Marcos Lisboa falou da iniciativa da gestão municipal e do esporte enquanto elemento transformador. “A iniciativa do prefeito Marcos Santana é de extrema importância, tanto pra quem começa agora quanto para os jovens que já possuem algum tempo de atuação no esporte. Através deste incentivo eles poderão garantir participações em competições importantes pras suas carreiras. Tenho imenso orgulho por minha filha Duda ter se transformado numa referência positiva de superação, força de vontade e resultados tão significativos. Espero que, assim como ela, muitos outros possam viver do que amam e sonham”.
“É muito importante este tipo de fomento por parte do poder público, é uma iniciativa muito interessante da Prefeitura de São Cristóvão. Nós sabemos que atletas, tanto os iniciantes quanto os de alto rendimento, têm altos custos, então esse apoio vem para contribuir com a evolução de nós esportistas”, falou a judoca, Istelina Tayrane Mota.
A paratleta Lucivânia dos Santos observou a importância do programa para o desenvolvimento do atleta. “Antes, para viajar era preciso buscar ajuda com amigos e familiares. Agora com o Bolsa Atleta terei maior autonomia e vou conseguir participar dos campeonatos de uma forma mais tranquila. Próximo mês, inclusive, participo dos jogos paraolímpicos universitários que acontece em São Paulo e o Bolsa Atleta já vai ajudar na compra das passagens”.
“O Bolsa Atleta, principalmente, para atletas iniciantes que ainda não tem um apoio financeiro vai ser muito importante. Muitas vezes foi preciso vender rifa para custear as passagens e a alimentação. Fico muito feliz em poder fazer parte desta conquista do esportista sancristovense, só tenho a agradecer”, pontuou o jogador de vôlei Wudney Michael Moura dos Santos.
Presenças
Participaram da solenidade, os vereadores: Paulo Júnior, Diego Prado, Irmão Gibson, Djalma Santana, Edson Pereira e os secretários municipais Paola Santana (Governo e Relações Comunitárias), Thiago Corrêa (Meio Ambiente Agricultura e Pesca), Fernanda Santana (Assistência Social e Trabalho), Thiago Souza (Infraestrutura), Joélia Silva Santos (Saúde), Genivaldo Silva (Serviços Urbanos), Mônica Silveira (Planejamento), Maria Auxiliadora (Controladoria), Eldro França (Fazenda), Mário Freire (Gabinete); o presidente da Fundação de Cultura João Bebe Água, Gaspeu Fontes e o diretor do SAAE, Carlos Melo. Além do vereador por Aracaju, Zezinho do Bugio também esteve na cidade participando do evento.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Com informações da Ascom/PMSC