Na manhã desta quarta-feira (24), o governador em exercício Jackson Barreto, recebeu o prefeito de Estância, Ivan Leite, e o diretor-presidente da Saint Gobain, Américo Dênis, no Palácio de Veraneio. Na ocasião, foi apresentado o projeto de construção da Indústria Vidreira do Nordeste Ltda., que será instalada no município de Estância no próximo ano.
Américo Dênis destacou que a apresentação foi perfeita, e que ficou muito contente com a receptividade do governo do Estado, das equipes técnicas e do município de Estância para esse projeto. “Nós já nos sentimos em casa e nossa ideia é que os primeiros produtos estejam no mercado já no começo de 2015. Estamos na fase do projeto de engenharia e pretendemos iniciar a construção da fábrica no final do primeiro trimestre de 2013”, explicou Dênis.
Inicialmente, a empresa vai investir R$ 200 milhões na implantação da indústria, com a possibilidade de ampliação futura. Serão gerados 190 empregos diretos e mais de 1000 indiretos, se for considerado o projeto social de recuperação de cacos de vidros no estado, que será implantado pela empresa. Para o prefeito Ivan Leite, a conquista de uma nova empresa é algo muito bom para um governante, seja ele do município ou do estado.
“Significa a geração de empregos e, para qualquer cidadão, como já dizia Luiz Gonzaga, o que interessa ao homem são é ter o seu emprego e não a esmola, que vicia o cidadão. Em Estância, nós nos sentimos parceiros do Estado. O município comprou o terreno e doou à CODISE, justamente para possibilitar a implantação de empresas. A CODISE, por sua vez, foi extremamente competente, e juntamente com a SEDETEC, foi muito feliz na captação de empresas desse porte”, ressaltou o gestor.
Ivan Leite citou ainda que a implantação dessa indústria poderá, como reflexo, transformar Estância em um pólo industrial no segmento de alimentos que demande embalagens, em latas (como já existe a Croww) ou em garrafas, como será feito pela nova indústria. “A Saint Gobain é uma empresa tão tradicional e conceituada, que até no Palácio de Versalhes, na França, existem vidros fabricados por essa empresa, que é de porte internacional e gigantesca”, afirmou.
O prefeito acrescentou que mesmo faltando apenas dois meses para terminar seu governo, ele irá continuar para contribuir com o desenvolvimento de Estância. “Apesar dos frutos dessas ações não serem colhidos por sua administração, terei a consciência tranquila de que fiz o melhor para gerar empregos para os estancianos”, frisou Ivan Leite, que ao longo dos oito anos de seu mandato, trouxe mais de vinte novas empresas.
Empauta Comunicação