Finalmente a comunidade do Mosqueiro, área de expansão de Aracaju, tem uma escola digna para suas crianças. Foi reinaugurada hoje, dia 22, a Escola de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão, que com a reforma passa a funcionar em período integral e aumentou sua capacidade para atender a 400 crianças.
A Emef Elias Montalvão possui, além das salas para o ensino fundamental, salas para o pré- escolar, berçário, sala de vídeo, informática, sala de descanso, parquinho e quadra poliesportiva. A escola, que estava completamente degradada e em obras há três anos, recebeu o investimento da Prefeitura de aproximadamente R$ 3 milhões, devolvendo à população instalações confortáveis para que os alunos possam voltar às aulas.
Admirador de questões que envolvem educação de qualidade, o prefeito João Alves Filho não admite que as escolas municipais funcionem com precariedade, onde os alunos são os maiores prejudicados. De acordo o prefeito, a reforma da Escola Elias Montalvão segue os moldes que serão utilizados em todas as outras escolas inclusive funcionando em período integral.
“Os alunos terão aula durante toda a manhã normalmente. Após o almoço, que também será servido na escola com acompanhamento nutricional, os alunos terão reforço escolar, sobretudo em português, matemática e ciências, e farão atividades esportivas e de artes”, disse o prefeito, enfatizando a grande novidade na educação municipal. “O Ministério da Educação, num projeto do Governo Federal, está tentando implantar um programa para alfabetizar os alunos com oito anos de idade. Em nossa capital temos como meta alfabetizar os alunos até os seis anos, tomando como padrão os países de primeiro mundo”.
De acordo com o prefeito, Aracaju está em último lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em relação a outras capitais do Brasil. O grande objetivo é que a capital sergipana se torne primeiro lugar no Nordeste. “Conseguimos reverter essa situação no estado enquanto era governador, que também estava em último lugar. Quando saímos do governo, o ensino estadual estava em primeiro lugar do Norte-Nordeste brasileiro”.
Segurança
A segurança é uma das grandes preocupações do município. Visando restringir o acesso de pessoas não autorizadas às escolas, João Alves também informou que em toda Escola Municipal haverá identificação eletrônica. “Estamos providenciando a licitação para colocar os aparelhos nas entradas das escolas. Apenas as pessoas que trabalham nas escolas, alunos e pais de alunos cadastrados poderão ter acesso às instalações escolares. Por causa desse trânsito livre de pessoas, os traficantes estão entrando e entregando drogas às crianças inocentes e tornando-as as chamadas ‘mulas’, que levam a droga a viciados”.
O prefeito ainda destacou o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal e seu papel importantíssimo para salvaguardar a população e defender os alunos. “Protegeremos as escolas e as praças que estão ocupadas pelos marginais”, concluiu.
Agência Aracaju de Notícias