Em visita à Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), na manhã da última sexta, 26, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana e parte de sua equipe, visitaram o diretor-presidente da Deso, Carlos Melo, para tratarem do reinício das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário do município. A estrutura vai permitir que a cidade conte com um sistema completo de coleta e tratamento de esgoto.
A obra contará com investimento de cerca de R$ 30 milhões (recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal) e também com recursos provenientes do Governo de Sergipe. O objetivo é que a cobertura de esgotamento sanitário seja ampliada na sede do município, beneficiando aproximadamente 35 mil habitantes.
“Saneamento está diretamente vinculado à saúde e essa obra era uma demanda antiga de nossa população. Vamos atuar como parceiros da Deso para que possamos concluir o mais rápido possível”, frisou Marcos Santana.
Dados técnicos
Iniciada em janeiro de 2013, a previsão é que a obra seja reiniciada nos próximos 15 dias, e que a conclusão aconteça em julho deste ano. A estrutura contará com 2.669 metros de emissários, 5.088 ligações domiciliares de esgoto, além das construções de três lagoas de estabilização e seis estações elevatórias.
“Foi um convite que fizemos ao prefeito que está chegando agora para que ele se situe sobre a obra que já estamos fazendo há alguns anos. A reunião foi produtiva, e aproveitamos para informar ao prefeito que em 60 dias estaremos entregando uma parte da estação de tratamento (e uma parte que já foi implantada em rede antes) para que a prefeitura tome a iniciativa de operação. Trabalhando todos os órgãos conjuntamente (Governo de Sergipe, Deso e Prefeitura de São Cristóvão), o impacto para a população será menor, trazendo assim, num menor tempo possível, esse benefício que é tão importante para os moradores”, disse Carlos Melo.
Além do prefeito Marcos Santana, participaram da reunião o secretário de Obras, Tiago Souza e o engenheiro mecânico Carlos Melo, diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Cristóvão. Além de de Wanderlê Correia, diretor administrativo e financeiro da Deso, e Paulo Vasconcelos, representante da MRM, empresa que venceu a licitação da obra.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Com informações da Ascom/PMSC