O prefeito Luis Herman (Chileno), em nota, desabafou sobre os últimos acontecimentos no município. Com apenas um dia de atraso do salário, professores ligados ao Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Sergipe (Sintese) pararam as aulas e declararam nas redes sociais que farão manifestação nesta quarta-feira, 02, na sede da Prefeitura.
Mesmo diante da crise que todo o Brasil está vivenciando, o prefeito Chileno cumpre com o pagamento dos professores, pagando o piso salarial e não devendo nenhum outro passivo trabalhista a classe. O prefeito alega que o motivo da paralisação e manifestação programada, sejam por motivos políticos.
Em publicidade divulgada na semana do professor, em outubro, o Sintese expôs as prefeituras que não pagam o valor do piso de 2015, que não pagaram férias e que devem passivos trabalhistas. O município de Santo Amaro das Brotas não se encaixa em nenhum desses quadros, é possível comprovar ao verificar os jornais impressos do dias 17 de outubro (dia em que foram publicadas as publicidades).
Segundo Chileno o repasse do Fundeb não é suficiente para pagar a folha de pagamento dos professores e esse é o maior problema do gestor, que precisa deixar de pagar fornecedores e outras classes para completar a folha da educação.
Confira abaixo o desabafo do prefeito na íntegra:
Meu nome é Luis Herman, sou prefeito de uma das cidades mais pobres do nosso Estado. Venho pagando em dia aos nossos professores, até essa crise chegar. Passei a pagar os últimos dois meses entre os dias 30 e 10 do mês seguinte, tirando dos funcionários de Cargo de Confiança (CC), de obras e deixando de atender a manutenção da cidade, para completar o Fundeb de responsabilidade de 60 para 90% pagando o piso da classe. Hoje este Sindicato parou as aulas da cidade alegando atraso de pagamento, hoje é 01 de dezembro e já colocou nas redes sociais que fará manifestação na Prefeitura, onde o poder executivo administra.
Caros colegas, venho solicitar o apoio de vocês. É inadmissível que professores comandados por pequenos grupos políticos, vestindo a camisa de um Sindicato, tentem manchar a boa índole de um prefeito honesto, trabalhador, como esta pessoa que está desabafando. Podemos junto aos órgãos competentes denunciar em coletivo o abuso desta classe que por motivos levianos faz estas manobras políticas. Sou de acordo que os repasses do Fundeb, os 60% passem direto para o Sindicato assumir o pagamento da sua classe, para que eles vejam e sintam a responsabilidade de um prefeito. Vamos amadurecer esta proposta, caros colegas.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Abraço, prefeito Chileno.