O prefeito Ezequiel Leite (PR) convocou sua equipe de secretários e diretores para uma reunião no início da tarde desta terça-feira, 21. Ele esboçou a situação financeira da prefeitura e comunicou a necessidade da adequação de novas medidas administrativas, ainda mais duras, prevendo a contenção de despesas.
“Ou fazemos isso ou não conseguiremos pagar nem a folha dos funcionários”, anunciou o prefeito. Cada secretário terá que avaliar suas pastas e ver o que poderá fazer para reduzir despesas. O levantamento deverá ser feito o mais rápido possível e apresentado ao gabinete.
Ezequiel disse que a oferta de alguns serviços deverá ser reduzida e poderá até haver desligamento de servidores contratados.
O máximo de empenho foi pedido à equipe. De acordo com o prefeito, que não recebe seu salário há dois meses, a situação que já era difícil, agora está péssima.
Os precatórios recém chegados e a dívida deixada pela antiga gestão, e parcelada, no valor de mais de R$ 80.000.000,00 (oitenta milhões) impossibilitam a prefeitura de executar qualquer serviço com recursos próprios. Por conta desses novos precatórios, as parcelas do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) dos dias 10 e 20 de outubro foram seqüestradas, não restando um só real nas contas. O prefeito acredita que a parcela do dia 30 do mês corrente também pode estar comprometida.
Os secretários de Finanças e Planejamento, respectivamente, Eduardo Andrade e Marcos Elan, lembraram que a prefeitura ainda tem que se responsabilizar com contrapartidas para a execução de programas federais. O governo federal manda os programas, mas não custeia totalmente, ficando para o município a obrigação de arcar com o complemento, que algumas vezes chega a 50% do valor da despesa.
Dívidas deixadas pela antiga gestão:
INSS – R$ 27 milhões 958 mil;
PASEP- R$ 6 milhões 930 mil;
FOLHA DE PAGAMENTO (dezembro, 13º e férias) – R$ 7 milhões 102 mil;
ENERGISA – R$ 1 milhão 842 mil;
PRECATÓRIO – R$ 14 milhões 400 mil;
PRECATÓRIO – R$ 8 milhões 818 mil;
PRECATÓRIO – R$ 1 milhão 257 mil;
PRECATÓRIO – R$ 898 mil;
DESO (Terra Dura) – R$ 297 mil;
FORNECEDORES (diversos) – R$ 12 milhões 352 mil.
TOTAL: R$ 81.854.000,00 (oitenta e um milhões, oitocentos e cinquenta e quatro mil reais em dívidas).
Fonte: Ascom Prefeitura
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