por Valter Lima, do Brasil 247
O prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), assina, amanhã (4) o termo de autorização para a realização do Pré-Caju 2014, que ocorrerá em apenas três dias – entre 24 e 26 de janeiro. A redução acontece para diminuir os transtornos causados pela festa na cidade. Além disso, o primeiro dia da prévia, que ocorria na quinta-feira, tem tido baixa adesão dos foliões.
Siga o SE Notícias no Twitter e curta no Facebook
Em agosto, o Sergipe 247 publicou matéria em que falava sobre a possibilidade da festa ficar menor. Estuda-se para 2015, inclusive, a mudança de local para realização da prévia. O Pré-Caju já ocorreu em outros espaços da cidade, como na área entre os mercados municipais, no Centro, e chegou a ter seis dias de festa.
Durante debate sobre a festa, realizado na Câmara de Vereadores, em agosto, o representante do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, José Firmo, defendeu a retirada do Pré-Caju da Avenida Beira-Mar para outro local, em decorrência dos transtornos gerados para a mobilidade urbana, a acessibilidade, a perturbação do sossego e a poluição dos Rios Poxim e Sergipe.
Naquela oportunidade, o representante da Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT), Lourival Oliveira, falou que nunca esteve fechado ao diálogo e que se fosse para mudar de local a entidade está disposta a aceitar. Acrescentou que já para o próximo Pré-Caju havia a possibilidade de se reduzir em um dia a realização da prévia; de não se obstruir as vias perpendiculares com manilhas, e sim com portões que só seriam fechados na noite do evento; de reduzir bastante a quantidade de dias de montagem e desmontagem dos camarotes e arquibancadas e de mudar a concentração e dispersão dos trios elétricos.
Além disso, Lourival Oliveira informou que existia a possibilidade de se estudar a mudança do Corredor da Folia – estruturas de arquibancadas e camarotes – para o lado contrário da via, desobstruindo, assim, a ciclovia e todo o calçadão da Av. Beira Mar. No entanto informa que a rede de energia de alta tensão pode inviabilizar essa pretensão. Informações sobre mais mudanças pelas quais a festa poderá passar se tornarão públicas nesta segunda-feira durante coletiva.