Em meio ao carinho dos foliões, João Alves Filho esteve nesta sexta-feira, dia 8, abrindo oficialmente o Carnaval de Aracaju. No começo da noite, o prefeito esteve no bloco Rasgadinho, mais tradicional da capital, e fez o pagamento do cachê da primeira banda a se apresentar. Logo após, João Alves esteve na Orla de Atalaia no Carna Caju, onde entregou a chave da cidade ao Rei Momo começando assim os festejos.
Com um estilo próprio de administrar, João Alves sempre foi reconhecido por cumprir os pagamentos da prefeitura em dia. No carnaval não poderia ser diferente. Com o intuito de prestigiar e valorizar os artistas locais, o prefeito fez o primeiro pagamento de cachê da orquestra Geração do Frevo. “Essa postura que estamos tomando é muito importante, porque quando os artistas de fora tocam em Aracaju, recebem o cheque na hora do show e muitas vezes de forma antecipada. Antigamente os artistas sergipanos esperavam meses para receber seus cachês. Estamos privilegiando os artistas da terra, não significa dizer que não aceitamos artistas de outros lugares. Mas, damos preferências aos artistas sergipanos, que serão tratados como as grandes bandas”, disse o prefeito.
“Aracaju tem um carnaval de rua maravilhoso, a exemplo do Rasgadinho que é uma festa da família aracajuana e tem o vereador Robson Viana como seu maior incentivador. Parabéns a Robson pela iniciativa e pela criatividade de ter feito ressurgir o carnaval do passado. Nós enquanto prefeitura, temos que valorizar posturas como essas”, destacou o prefeito lembrando que o Carna Caju, que acontece na Orla de Atalaia, é outro estilo de festa, e que sempre prestigiou manifestações populares sergipanas. “Este ano demos início ao processo de valorizar o carnaval de Aracaju com carnavais nos bairros, atuando de forma a atender os foliões das regiões locais e vizinhas, e a festa do Carna Caju. Desejo a todos um carnaval de muita alegria e em clima de paz”.
Para o vice-prefeito José Carlos Machado, o pagamento dos cachês dos artistas no momento de sua apresentação é um ato de justiça. “Durante a campanha participei de várias reuniões com artistas sergipanos. Eles nos diziam de forma clara e precisa que a humilhação deveria acabar. Hoje as coisas mudaram, o artista sergipano necessariamente deve ser prestigiado. Temos que voltar a cultivar o bairrismo. É um sentimento salutar que precisamos recuperar. Atos simples como o pagamento dos cachês resolve um problema extremamente complexo”.
O vereador Robson Viana elogiou a postura da prefeitura em valorizar o carnaval e disse que hoje Aracaju tem festa para todos os gostos. “Esse ano o Rasgadinho tem três palcos distribuídos na avenida. A prefeitura mais uma vez nos ajudou bastante. Quero agradecer a João Alves, porque entendeu que Aracaju precisa ter carnaval. A festa será maravilhosa e a cada ano inovaremos mais para que o folião venha curtir com tranquilidade”.
No Carna Caju, evento realizado pela prefeitura, o prefeito entregou simbolicamente a chave da cidade ao rei Momo Abel Wesley e à rainha Andreza Souza, que vão comandar os dias de folia. Os representantes do carnaval desejaram a todos os foliões uma festa de alegria, pacífica e de muita união.
Agência Aracaju de Notícias