A prefeita de Itaporanga D’Ajuda, Maria das Graças (Gracinha), recebeu nesta quarta-feira uma comissão do Sindicato dos Professores da Rede Básica de Sergipe (Sintese) para discutir assuntos de interesse dos servidores da Educação.
Na reunião com os representantes do Sintese vários pontos foram colocados em discussão, como a melhoria na estrutura física de algumas escolas – o que já vem ocorrendo – implantação do piso dos professores em 2015, bem como a mudança de nível de carreira do magistério.
Para o representante do Sintese em Itaporanga, professor Uilson Meneses, a audiência com a prefeita foi bastante produtiva. Ele observou que a categoria está confiante na política educacional de Itaporanga.
“Foi uma reunião bastante produtiva, pois avançamos em quase todos os pontos, ficando apenas o piso pra ser avaliado no dia 16, com a apresentação da análise da folha de pagamento do município. Nós avançamos no Plano Municipal da Educação – que teremos a formação de um fórum para discutir o plano -, a reestruturação da rede para melhorar a qualidade do ensino. Também avançamos no pagamento das férias, já que este mês a folha já será paga com as férias”, salienta Uilson, acrescentando que a carreira dos professores também foi debatida.
“Outro ponto que avançamos também é a carreira dos professores, que ficou definido que no dia 5 de março teremos mais uma reunião para avaliarmos as mudanças de níveis, sendo que na medida em que for analisada será enviado ofício à Prefeitura e a liberação do pagamento de algumas, principalmente as mais antigas”, conclui.
A reunião, segundo a prefeita Gracinha, que tem investido recursos na Educação acima do mínimo estabelecido pela legislação, foi bastante proveitosa e serviu para aproximar ainda mais a gestão municipal com os professores, além de ampliar o diálogo e avaliar as possibilidades financeiras de a prefeitura atender as reivindicações dos professores.
“Nós ouvimos as reivindicações dos professores e mostramos também as dificuldades que nós estamos enfrentando para administrar o município. Parte das reivindicações já foi encaminhada, inclusive o terço já vai ser pago agora na folha, que, aliás, já tinha sido autorizado antes mesmo desta reunião. Já em relação o piso, por se tratar de um assunto de maior impacto financeiro, vamos estudar sua implantação já na reunião do dia 16”, explica a prefeita, lembrando que só poderá atender o que estiver ao seu alcance.
“Sei que o professor deve ganhar muito bem, mas é preciso lembrar que nem sempre é como a gente quer, se tudo dependesse de nós seria muito bom, mas no poder público não é assim que funciona, a gente tem que seguir regras e respeitar as leis que nos impõem limites. Mas o que estiver ao meu alcance e dentro do orçamento do município, não tenha dúvida que faremos de tudo para continuarmos atendendo as reivindicações que forem possíveis”, promete.
Presenças
Além da prefeita Gracinha, a audiência contou ainda com as presenças das secretárias de Finanças, Erivalda Santana, e da Educação, Doralice Alfano, além do procurador geral Bruno Rocha Lima. Representaram o SINTESE na reunião os professores: Paulo Lira, Uilson Menezes, Flaviana Teixeira e Júnior.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Da T. Dantas Comunicação