Prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais, secretários, procuradores e assessores municipais participaram nesta segunda-feira (04), no Tribunal de Contas do Estado (TCE), do seminário “Controle de Gestão da Administração Pública”, promovido pelo Tribunal de Contas.
Para a prefeita Maria das Graças (Gracinha – PSDB), o seminário ajuda os gestores e seus auxiliares a terem maior controle e fiscalização do dinheiro público, por exemplo.
“O evento possibilita aperfeiçoar a gestão pública municipal dando subsídios para que nós gestores públicos tenhamos informações acerca de como conduzir a máquina pública com o maior cuidado possível. Muitas vezes o gestor acaba pecando por falta de conhecimento e até mesmo de informação, mas essa iniciativa do TCE nos ajuda a tirar dúvidas e conhecer melhor a gestão municipal. Espero participar de outros eventos importantes como este”, destacou Gracinha.
A secretária municipal de Finanças, Erivalda Santana Farias, também destacou a importância do seminário como fonte de informação e de aprendizado.
“Esse é um evento que nos ajuda ainda mais a entender a complexidade de uma gestão pública, principalmente da área financeira. A todo instante temos mudanças na legislação e esse seminário acaba nos atualizando, inclusive. Participar de um evento desta magnitude é importante por que a gente pode conhecer mais sobre temas relevantes para à administração pública, como a Lei de Responsabilidade. Vamos colocar em prática todos os ensinamentos aqui nos dados”, observou a secretária.
A primeira palestra foi ministrada por Márcio Kelles, do TCE-MG, que abordou as principais obrigações dos gestores públicos municipais. Em seguida, o procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (MPJTCE-SE), João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, esclareceu a Lei de Acesso à Informação. No encerrando do seminário, o procurador Daniel de Saboia Xavier e o auditor fiscal João Bosco de Queiroz falaram sobre Regularidade com as contribuições previdenciárias e parcelamento especial da MP nº 589/2012.
Os secretários Thiago Luduvice (Governo), Antonio Pedro (Controle Interno) e Bruno Rocha (Procurador), também participaram do seminário “Controle de Gestão da Administração Pública”, promovido pelo Tribunal de Contas.
Da Ascom/Itaporanga