Na manhã desta sexta-feira (20), a prefeita de Brejo Grande, município localizado no Baixo São Francisco, Fernanda Machado (PTC), foi a entrevistada do quadro “Fala Prefeitos” no telejornal Bom Dia Sergipe. Na oportunidade, a gestora fez um balanço dos seis meses de sua administração, iniciada após a justiça eleitoral manter a cassação do prefeito eleito, Anderson Ferreira Bastos.
Bastante segura, Fernanda iniciou sua fala apontando as principais dificuldades encontradas quando assumiu o município. Segundo a gestora, Brejo Grande estava em completo estado de abandono. “Quando recebi a prefeitura no dia 28 de agosto, os salários dos servidores estavam atrasados, as contas públicas zeradas, os prédios administrativos abandonados e as frotas de veículos sucateadas”, relembrou, acrescentando.
“Além disso, os convênios firmados com o Governo Federal estavam irregulares, sem as documentações devidas, e sabíamos que, para uma futura prestação de contas, isso nos prejudicaria. Então, nossa assessoria jurídica entrou com as medidas judiciais cabíveis, o ex-prefeito foi notificado e a situação já está sendo resolvida”, relatou Fernanda.
Questionada sobre a regularização dos salários dos servidores, a chefe do Executivo de Brejo Grande informou que foi uma das primeiras preocupações ao detectar os atrasos. “Quando percebemos que as contas públicas estavam sem dinheiro, automaticamente entramos em contato com o Ministério Público e solicitamos audiência com alguns servidores. Após isso, fiz um acordo com funcionários, parcelamos os débitos em cincos vezes e já estamos pagando, em dezembro, a terceira parcela”, explicou.
Saúde – Na sequência, Fernanda Machado falou sobre os problemas no setor da Saúde, lembrando que todo o país enfrenta dificuldades nesta área. A prefeita frisou que apesar dos contratempos, tem trabalhado para manter o setor funcionando a contento.
“Aderimos ao programa ‘Mais Médicos’ e hoje possuímos duas médicas cubanas nos auxiliando. É preciso lembrar que, devido à distância do nosso município para a capital, muitos profissionais não querem se deslocar. Ainda assim, hoje temos três equipes de PSFs completas com médicos, enfermeiros, nutricionistas e estamos recorrendo as esferas Estadual e Federal para melhorar ainda mais a Saúde de Brejo Grande”, salientou.
Produção – Com relação à atividade pesqueira e rizicultura, a prefeita afirmou que a Secretaria Municipal de Agricultura tem trabalhado para beneficiar os pequenos produtores de Brejo Grande. “Estamos fazendo um cadastro para, em breve levarmos benefícios para os nossos pequenos produtores. Buscaremos, junto com o Estado, entregar sementes e levar outros tipos de ajuda para estes trabalhadores”, destacou.
Turismo – Antes de finalizar a entrevista, Fernanda destacou os projetos da administração para estruturar o município, visando otimizar a prestação de serviços para os turistas. “Brejo Grande possui grandes riquezas naturais. Costumo dizer que a natureza foi generosa com a cidade, uma vez que temos a Foz do Rio São Francisco, um dos lugares mais bonitos do estado”, lembrou, continuando.
“Mas, infelizmente, o município não dispõe de infraestrutura necessária para receber os turistas e precisamos reverter este quadro, então, estamos procurando parlamentares, o próprio Governo do Estado, tentando sensibilizá-los e solicitando ajuda para desenvolver a cidade. Até porque atualmente, a principal empregadora da cidade é a administração pública, apesar de termos a pesca e a rizicultura. Precisamos abrir novos campos”, finalizou Fernanda desejando boas festas para a população brejograndense.
Siga o SE Notícias no Twitter e curta no Facebook
T. Dantas Comunicação