A prefeita de Itaporanga D’Ajuda, Maria das Graças (Gracinha), participou na manhã desta quinta-feira (20), de uma reunião com membros do Comitê da Água, no Espaço de Eventos, no Povoado Caueira, município de Itaporanga.
O evento reuniu cerca de 50 moradores que cobram da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) a regularização no abastecimento de água no povoado. A Deso já havia se comprometido a solucionar o problema com um novo poço que já está em operação, mas a falta de água na região continua, principalmente nos finais de semana.
Siga o SE Notícias no Twitter e curta no Facebook
A prefeita Gracinha, que já esteve reunida anteriormente com diretores da empresa, conseguiu agendar, por intermédio do deputado federal Rogério Carvalho, uma nova reunião com a diretoria da Deso para essa sexta-feira (22), às 8h30, na sede da empresa em Aracaju. Ela estará acompanhada de uma comissão de moradores do povoado.
“Essa é uma situação preocupante porque os moradores estão sem água nas torneiras, principalmente nos finais de semana em que o consumo aumenta. Estou confiante que nessa reunião uma solução para este problema seja encontrada. O que não pode de forma alguma é o nosso povo continuar sofrendo”, lamenta a prefeita, acrescentando que esta não é a primeira vez que se reúne com a direção da Deso para tratar do mesmo assunto.
“A população tem toda a razão de está revoltada. E essa não é a primeira vez que me reúno com os diretores da Deso para discutir esse assunto. Já estive na Deso três vezes para tentar melhorar o abastecimento de água da Caueira e na da sede do município. Em alguns pontos melhoramos, mas precisamos avançar muito mais”, conclui.
O professor Manoel Curvelo, morador da comunidade, reconheceu o esforço da prefeita e relatou que a população já não suporta mais a falta de água na Caueira. De acordo com o morador, a ideia em criar o Comitê da Água tem o objetivo de tentar encontrar uma solução definitiva para o abastecimento de água na região praiana.
“A prefeita Gracinha tem feito sua parte, inclusive, tem procurado os órgãos competentes para resolver esse grave problema. É uma prefeita que não mede esforços para resolver os problemas da comunidade. Vamos ver agora se nesta nova reunião a gente encontra uma solução em definitivo. Espero que os diretores da Deso tenham sensibilidade”, diz cauteloso o morador.
O diretor Regional da Deso para a zona sul, Marcos Carvalho, assegurou que os problemas de abastecimento de água na Caueira ocorrem principalmente por causa das constantes quedas de energia elétrica na região. Ele informou também que o novo poço foi construído para produzir 40 metros cúbicos de água por dia, porém, ainda não atingiu a capacidade máxima.
Além da prefeita Gracinha e de moradores da comunidade, a reunião contou com as presenças do radialista Gilmar Carvalho, que é suplente de deputado estadual, e do assessor de Comunicação da Deso, jornalista Alberto Jorge.
T. Dantas Comunicação