A prefeita de Itaporanga D’Ajuda, Maria das Graças (Gracinha) e a secretária municipal da Saúde, Elisônia Lisboa, recepcionaram nesta semana as duas médicas cubanas oriundas do Programa Mais Médicos do Governo Federal, que vão prestar atendimento médico no município. As cubanas Julianys Moreno Zamora e Yurina Taquechel Leyva vão atender as comunidades dos povoados de Itaporanga.
A secretária municipal da Saúde, Elisônia Lisboa, explicou como será o atendimento prestado pelas novas profissionais de saúde.
“Era um desejo de a prefeita fazer adesão ao programa buscando sempre a melhoria do atendimento na nossa comunidade. Então, as médicas vieram para se somar às equipes que nós já temos. Não vai tirar o lugar de quem já estar e sim pra se somar. Assim, o município vai ampliar o número das equipes e na ampliação a gente fez uso do Programa Mais Médicos, aderindo aos médicos estrangeiros. Ou seja, essas médicas vieram para compor novas equipes. Por exemplo: a população da Nova Descoberta cresceu bastante. A gente vai criar uma equipe só para a Nova Descoberta, que vai atender a população de segunda a sexta-feira. Isso porque a equipe que cobre hoje a Nova Descoberta cobre também outros povoados e, com isso, a Nova Descoberta acaba tendo só dois dias de atendimento. Agora, a Nova Descoberta passará a ter médico durante toda a semana.
Elisônia Lisboa também explicou os motivos de Itaporanga não ter aderido ao Mais Médicos logo no início do programa.
“Hoje o município de Itaporanga não tem a dificuldade em contratar médico. Pelo contrário, nosso sistema hoje é todo completo. É tanto que a gente antes não pode aderir ao programa porque uma das condicionalidades para aderir é você ter a dificuldade em contratar, mas para a equipe nova o programa nos dá o direito de aderir ao programa. Como uma parte dos médicos que estão hoje no município é por contrato, à medida que esses médicos forem saindo nós vamos dar prioridade a esses médicos do programa em virtude de morar no município e de ter dedicação exclusiva, não desmerecendo os que estão, porque todos são bons, são boas equipes”, observa.
A prefeita Gracinha deu as boas-vindas às novas profissionais de saúde e, mais uma vez, salientou que a saúde pública é prioridade em sua gestão.
“O dia de hoje é muito importante para a cidade, porque estamos recebendo novos profissionais que vão nos auxiliar em nossos projetos de saúde, principalmente na humanização do atendimento, que é uma das prioridades do nosso governo, quando falamos em saúde pública. Somando aos atuais profissionais da rede vamos melhorar ainda mais a saúde pública de Itaporanga. Esses médicos estrangeiros são muito bem-vindos, pois sabemos que cada um deles chega ao Brasil com o propósito de ajudar a melhorar o atendimento à saúde da população e proporcionar mais qualidade de vida à nossa gente. Afinal de contas, saúde é prioridade em nossa administração”, destaca a prefeita.
Atualmente, Itaporanga conta com 11 equipes do Programa Saúde da Família. Com a ampliação do programa, o município passará a contar com 13 equipes no total, o que deve melhorar ainda mais o atendimento à população.
O contrato com as médicas cubanas é de três anos e elas só podem trabalhar no Programa Saúde da Família.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Da Assessoria