Por Cássia Santana*
A prefeita Elinalda Pereira, do município de Canhoba, quer tirar o conselheiro Ulices Andrade, do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE), da condição de relator do processo originado da inspeção técnica que culminou com o relatório do subprocurador de contas Eduardo Rollemberg Côrtes. O relatório destaca uma série de irregularidades detectadas na prefeitura e deverá ser apresentado em plenário pelo conselheiro Ulices Andrade, responsável pela área do município no âmbito do TCE, em sessão do pleno marcada para o dia 7 do próximo mês.
A prefeita já articulou a Procuradoria Geral do Município para arguir a suspeição do conselheiro Ulices Andrade para julgar as contas da Prefeitura de Canhoba. “Esta eivado de suspeição”, observa o advogado Ludwig Oliveira Júnior, procurador geral do município. Ele garante que até a próxima semana vai protocolar o pedido formal junto à Presidência do Tribunal de Contas do Estado.
A prefeita estranha a manifestação do conselheiro Ulices Andrade nesse caso específico. “Por lei, ele não podia tocar neste assunto”, declarou a prefeita, em entrevista concedida ao Portal Infonet nesta terça-feira, 22. “O conselheiro Ulices Andrade não podia ser relator deste processo, porque ele é meu adversário político, nunca vi o conselheiro se manifestar nem para defender o filho dele”, destacou.
Por meio da assessoria de imprensa do Tribunal de Contas, o conselheiro Ulices Andrade se manifestou informando que não participou da inspeção realizada pela equipe técnica daquela Corte de Contas. O conselheiro observa que, na condição de deputado estadual enquanto exerceu mandato na Assembleia Legislativa de Sergipe, fez parte de agrupamento político em diferentes municípios sergipanos e que este não seria parâmetro para arguir a suspeição. Senão, conforme destaca a assessoria, todos os conselheiros que exerceram mandato de deputado estariam impedidos de fazer julgamento de contas de qualquer prefeitura. O conselheiro informa que a área de atuação de cada conselheiro é definida através de sorteio realizado ao final de cada biênio.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Por Cássia Santana, do Portal Infonet