Encerra-se nesta quinta-feira (25), o prazo para que os eleitores solicitem a segunda via do título de eleitor. O movimento foi tímido durante a manhã de hoje nos cartórios eleitorais de Sergipe.
Segundo Ricardo Ribeiro, assessor de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a baixa procura pode estar relacionada ao fato de que o eleitor não precisa do título para votar. “Devido à biometria, basta apenas que o eleitor leve um documento com foto que poderá votar normalmente”, explica.
No entanto, ele lembra que se por quaisquer outros motivos o eleitor deixar de votar, ele será punido. “Ele estará em débito com a Justiça Eleitoral e sofrerá as sanções cabíveis até se regularizar”, comenta Ricardo.
O atendimento nos cartórios seguem até às 14h. Ricardo conta que não houve aumento no contingente de atendimento neste último dia, pois já se esperava um movimento normal. Por isso, aqueles que procuraram o serviço fizeram o procedimento em menos de cinco minutos, em média.
O industriário José Emílio Lisboa deixou para requerer a segunda via no limite do prazo. Ele perdeu o título e outros documentos em um assalto há seis meses. “Estava trabalhando e não pude vir antes”, justifica. Sem filas, ele não encontrou problemas para solicitar o documento. “Foi muito rápido. Até me surpreendi”, conta ele.
Com informações do TRE e do G1SE