Autoridades, imprensa e convidados se reuniram nesta terça-feira, 30, para a inauguração da escultura de Francisco Camerino, que passa a compor a decoração e o patrimônio da praça que leva o seu nome, localizada na parte central da capital. Natural de Estância, Francisco Camerino, foi reconhecido como herói na Guerra do Paraguai, onde lutou e morreu aos 25 anos, na Batalha Curuzu de 1866.
A escultura de cobre foi encomendada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e pela Secretaria Municipal de Planejamento Orçamento e Gestão (Seplog) para artista Otto Dumovich, que já deixou sua marca em Aracaju com as esculturas de personalidades sergipanas que compõe a Orla de Atalaia.
A solenidade contou com a apresentação da Banda Macial Clássica, da Escola Municipal José Conrado de Araújo. Participaram também o prefeito em exercício de Aracaju, José Carlos Machado, o presidente da Funcaju, Manoel Viana, e a idealizadora da escultura, a vice-presidente da Funcaju, Aglaé Fontes.
Uma das mais antigas da capital sergipana, a Praça Camerino já abrigava a escultura do escritor Lagartense, Sílvio Romero, colocada no ano de 1951, quando se comemorou o centenário do seu nascimento. O local foi todo reformado no último mês de fevereiro, quando ganhou nova pavimentação, espaço para eventos, bancos, mesas e paisagismo.
Com informações do Jornal da cidade.net e da PMA