Denise Gomes, do G1 SE
Manifestantes liberaram as duas pistas da Rodovia Marechal Rondon, em São Cristóvão (SE), por volta das 9h da manhã desta segunda-feira (23). A via foi bloqueada por volta das 6h nas imediações da Universidade Federal de Sergipe (UFS), região metropolitana de Aracaju. Os manifestantes, que residem no Bairro Tijuquinha, realizaram o bloqueio para pedir melhorias nas linhas de ônibus do transporte público que atendem ao bairro, que segundo os coordenadores do movimento, seriam insuficiente para atender à população.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e chegou ao local por volta das 8h, mas preferiu esperar o desfecho das negociações para apagar as chamas dos materiais utilizados no fechamento das pistas. O trânsito ficou completamente congestionado desde a Avenida Chanceler Osvaldo Aranha, bem como da Avenida Desembargador Maynard, na Zona Oeste de Aracaju, até as proximidades do Eduardo Gomes.

A comunidade do Tijuquinha, na Grande Rosa Elze, em São Cristóvão, continua sofrendo com a falta de ônibus.(Foto: SE Notícias)
De acordo com um dos líderes do movimento, apenas dois ônibus realizam a linha com destino ao Tijuquinha, número esse, insuficiente para tender à grande quantidade de moradores da localidade, que dependem do transporte público para se deslocarem até a capital. Os manifestantes cobraram um posicionamento da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), já que com a saída das empresas VCA e Viação São Cristóvão do sistema de transporte público da capital e região metropolitana, os usuários que residem na região foram bastante prejudicados.
O diretor de Transportes da SMTT, coronel Péricles, atendeu ao pedido dos manifestantes e foi até o bloqueio acompanhado do assessor de comunicação do órgão, Flávio Vasconcelos, que havia informado no início do protesto, que a empresa Atalaia Transportes, que assumiu as linhas, irá colocar mais 30 veículos novos em circulação na próxima segunda-feira (30). “Esses veículos são 0km e estão saindo nesta segunda-feira de São Paulo onde foram adquiridos pela empresa e devem chegar a Sergipe até a próxima sexta-feira (27). Com isso, a SMTT espera que na segunda, eles estejam rodando nas linhas onde a quantidade de veículos ainda é insuficiente como é o caso do Bairro Tijuquinha”, disse.
De acordo com o diretor de Transportes, a reivindicação dos moradores será atendida a partir das 13h desta segunda-feira. “Pedimos a compreensão deles e entendemos o tamanho da dificuldade dos moradores para se deslocarem até a capital, com esse número reduzido de veículos na linha Tijuquinha-Zona Oeste. Para amenizar os transtornos iremos colocar mais dois ônibus na linha Tijuquinha-Osvaldo Aranha a partir das 13h, e com isso teremos quatro veículos realizando o itinerário. A partir de segunda-feira 30, teremos outros cinco veículos disponibilizados pela Atalaia Transportes e com isso, esperamos que o problema de transporte na região seja solucionado”, afirmou.
Com a negociação encerrada a pista foi liberada às 9h30 e os homens do Corpo de Bombeiros realizaram o rescaldo dos materiais e os retiraram da via.