Denise Gomes, do G1 SE
Manifestantes liberaram as duas pistas da Rodovia Marechal Rondon, em São Cristóvão (SE), por volta das 9h da manhã desta segunda-feira (23). A via foi bloqueada por volta das 6h nas imediações da Universidade Federal de Sergipe (UFS), região metropolitana de Aracaju. Os manifestantes, que residem no Bairro Tijuquinha, realizaram o bloqueio para pedir melhorias nas linhas de ônibus do transporte público que atendem ao bairro, que segundo os coordenadores do movimento, seriam insuficiente para atender à população.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e chegou ao local por volta das 8h, mas preferiu esperar o desfecho das negociações para apagar as chamas dos materiais utilizados no fechamento das pistas. O trânsito ficou completamente congestionado desde a Avenida Chanceler Osvaldo Aranha, bem como da Avenida Desembargador Maynard, na Zona Oeste de Aracaju, até as proximidades do Eduardo Gomes.
De acordo com um dos líderes do movimento, apenas dois ônibus realizam a linha com destino ao Tijuquinha, número esse, insuficiente para tender à grande quantidade de moradores da localidade, que dependem do transporte público para se deslocarem até a capital. Os manifestantes cobraram um posicionamento da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), já que com a saída das empresas VCA e Viação São Cristóvão do sistema de transporte público da capital e região metropolitana, os usuários que residem na região foram bastante prejudicados.
O diretor de Transportes da SMTT, coronel Péricles, atendeu ao pedido dos manifestantes e foi até o bloqueio acompanhado do assessor de comunicação do órgão, Flávio Vasconcelos, que havia informado no início do protesto, que a empresa Atalaia Transportes, que assumiu as linhas, irá colocar mais 30 veículos novos em circulação na próxima segunda-feira (30). “Esses veículos são 0km e estão saindo nesta segunda-feira de São Paulo onde foram adquiridos pela empresa e devem chegar a Sergipe até a próxima sexta-feira (27). Com isso, a SMTT espera que na segunda, eles estejam rodando nas linhas onde a quantidade de veículos ainda é insuficiente como é o caso do Bairro Tijuquinha”, disse.
De acordo com o diretor de Transportes, a reivindicação dos moradores será atendida a partir das 13h desta segunda-feira. “Pedimos a compreensão deles e entendemos o tamanho da dificuldade dos moradores para se deslocarem até a capital, com esse número reduzido de veículos na linha Tijuquinha-Zona Oeste. Para amenizar os transtornos iremos colocar mais dois ônibus na linha Tijuquinha-Osvaldo Aranha a partir das 13h, e com isso teremos quatro veículos realizando o itinerário. A partir de segunda-feira 30, teremos outros cinco veículos disponibilizados pela Atalaia Transportes e com isso, esperamos que o problema de transporte na região seja solucionado”, afirmou.
Com a negociação encerrada a pista foi liberada às 9h30 e os homens do Corpo de Bombeiros realizaram o rescaldo dos materiais e os retiraram da via.