Foi realizado na última segunda-feira (20), em Japaratuba a 5ª Conferência Municipal das Cidades. Com tema central “Quem muda a cidade somos nós. Reforma urbana já”, o evento aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença de membros de diversos setores da sociedade, que se reuniram para debater assuntos voltados ao desenvolvimento do município.
Além dos munícipes, estiveram presentes no evento, secretários municipais, vereadores, especialistas e o vice-prefeito, Hélio Sobral, que representou o prefeito de Japaratuba, Gerard Lothaire Jules Olivier, o padre Geraldo.
Responsável por abrir oficialmente a conferência, Hélio Sobral destacou a importância da participação popular na construção de uma cidade melhor. “Japaratuba possui aproximadamente 20 mil habitantes e são visíveis às necessidades que esta cidade ainda tem. Essa é a oportunidade para discutirmos políticas de desenvolvimento”, destacou o vice-prefeito.
Hélio enfatizou que investir na edificação de espaços voltados à juventude, seria uma das propostas para se debater. “Estive conversando com o secretário de Educação e pensávamos em uma maneira de entreter os jovens, retirando-os do caminho das drogas. Construir quadras poliesportivas seria uma alternativa” ressaltou o vice-prefeito.
Já o presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Acciole reforçou que a conferência é o momento para se elaborar o documento que deverá ser apresentado nas edições estadual e nacional do evento. “Por isso, dentre saneamento, estrutura, habitação, vocês precisam apontar quais são seus principais anseios para que tenhamos uma Japaratuba melhor. Espero que este canal que foi aberto entre gestão e moradores permaneça”, frisou.
Atividades – O evento, que durou o dia inteiro, foi divido em dois momentos: pela manhã, uma palestra com Neuma Lisboa, representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), deu o norte para início das discussões. À tarde, os participantes foram divididos em grupos para debaterem seis eixos, a exemplo de habitabilidade com acessibilidade, Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano, Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial, Participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano.
De acordo com Neuma, todo o trabalho executado durante a conferência, tem como finalidade a busca pelo crescimento contínuo da cidade. “É como dizem os sábios: plantamos a semente hoje para que nossos filhos e netos possam colher no futuro. Nenhuma mudança pode acontecer bruscamente. Trabalhamos para a construção de um mundo melhor, já pensando no que poderá acontecer futuramente. É um passo importante”, assegurou.
Após as discussões dos eixos, cada grupo apresentou as propostas que foram formuladas durante o debate. Destas, foram escolhidas as que serão levadas pelos delegados – também escolhidos no evento – à Conferência Estadual.
A Conferência Municipal das Cidades em Japaratuba foi organizada pelo coordenador da Secretaria de Cultura, Saulo Brito, com o auxilio de uma comissão preparatória, composta por representantes da sociedade, pela secretária Adjunta de Comunicação, Joseane dos Santos e pelo subprocurador, Felipe Dantas.
O evento contou ainda com o apoio das Secretarias de Captação de Recursos, representada pelo secretário José Almeida; Obras, através do secretário Adjunto, Vlamir Santos Vieira e Comunicação, com o secretário Joaquim Santos.
por Dayze Lima, Assessoria de Comunicação