O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil, após uma longa e exaustiva investigação, cumpriu, nos últimos dias do mês de julho, quatro mandados de prisão preventiva contra Jonata Silva Nunes, conhecido como “Jhon Jhon”, 19 anos, e dos irmãos gêmeos Robson Chagas Santos, o “Dodi”, e Rubens Chagas Santos, o “Dudi”, ambos com 24 anos, e Robério Alexandre Chagas Santos, vulgo “Berio”, 19.
O quarteto é investigado pela prática de homicídio contra Mateus Figueredo Santos, 20 anos, que foi atingido por golpes de arma branca, no dia 24 de fevereiro deste ano, em uma via pública do loteamento Estrela do Oriente (Anchietão), bairro Bugio, zona norte de Aracaju.
Segundo a delegada Rosana Freitas, Mateus era integrante de um grupo criminoso e dois dias antes de morrer foi preso e levado para a Delegacia de Itaporanga, onde revelou a participação dele e de Rubens no homicídio do homossexual Élvis da Silva Souza, ocorrido no dia 19 de janeiro de 2013, na travessa Anchieta, invasão do Conjunto Bugio. Após ser liberado, Mateus retornou para casa e acabou morto em via pública pelos próprios comparsas.
“Este grupo atua em várias frentes praticando roubos, latrocínios e outros crimes. Porém, não aprofundamos as investigações para esses casos, já que o DHPP só investiga crimes contra a vida. Eles foram indiciados por homicídio qualificado, pois não ofereceram chance de defesa a vítima, mas outras unidades da Polícia Civil podem encontrar a participação deles nesses casos”, explicou Rosana.
Jonata e Robson foram presos na localidade do Anchietão, enquanto Rubens e Robério foram presos em São Cristóvão. “Tanto o crime de Élvis quanto o de Mateus foi praticado em via pública e nos dois casos a população tentou intervir, sem sucesso.”, destacou a diretora do DHPP, delegada Thereza Simony.
“Seis pessoas estão envolvidas nos crimes de Élvis e Mateus, quatro acabaram presas acusadas de matar Mateus e outras duas ainda estão foragidas. As investigações continuarão no sentido de capturar os outros foragidos”, informou Simony.
Da SSP/SE